Atendimento por nome social no Enade pode ser solicitado até 10 de setembro



Estudantes transexuais e travestis que desejam atendimento pelo nome social no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) podem fazer o pedido entre esta terça-feira (4) e a próxima segunda (10).
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lembra ainda que o Questionário do Estudante deve ser preenchido até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 21 de novembro. O processo pode ser feito por meio do Sistema Enade ou pelo aplicativo do exame, já disponível na Google Play e na Apple Store.
É importante ressaltar que só conseguirá completar o cadastro do estudante quem já foi inscrito pelos coordenadores da instituição de ensino. A prova será realizada em 25 de novembro para concluintes de cursos de graduação de 27 áreas do conhecimento.

O exame

Com objetivo de avaliar a qualidade do ensino superior no Brasil, o Enade é aplicado anualmente e cada área do conhecimento é analisada de três em três anos. O exame tem caráter obrigatório para os alunos das áreas avaliadas, sendo exigido pela instituição de ensino para entrega do diploma de graduação.
Neste ano, o Enade selecionou os cursos de bacharelado em Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo.
Já os cursos de tecnólogo escolhidos são: Tecnologia em Comércio Exterior, Tecnologia em Design de Interiores, Tecnologia em Design de Moda, Tecnologia em Design Gráfico, Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Processos Gerenciais.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Inep e da Agência Brasil