Assembleia Legislativa participa do Setembro Cidadão no Natal Shopping


Crédito da Foto: Ney Douglas
 
Durante os dias 16 a 30 do próximo mês, o Memorial do Legislativo Potiguar estará presente no Natal Shopping Center, onde irá expor parte do acervo que remonta a história do Parlamento do Rio Grande do Norte. A exposição integra a programação da quinta edição do Setembro Cidadão, que conta também com a participação do Memorial Câmara Cascudo e do Instituto Histórico e Geográfico (IHGRN).

Para a mostra no espaço, o Memorial Legislativo pretende contar um pouco da história e evolução do voto no Estado, reunindo peças e documentos sobre a criação de partidos políticos, títulos, urnas, dentre outros. Durante os 15 dias da exposição, os visitantes poderão conhecer um pouco mais da história do Rio Grande do Norte pelos fatos ocorridos no Poder Legislativo, contribuindo com a formação cívica e consciência política dos potiguares.

O Memorial Legislativo foi implantado em 2009 com perspectiva inclusiva e participativa, buscando valorizar a história do papel social da Casa Legislativa no desenvolvimento da cidadania. O objetivo é promover o resgate e a divulgação dessa história, disseminar a memória urbana através de ambientação cultural-educativa, acessíveis ao público e garantindo a sua apreciação por atuais e futuras gerações. Isso é o que motiva a constante ampliação e conservação do espaço.

A exposição no Natal Shopping será aberta gratuitamente à população das 16 às 22 horas. Essa é a segunda vez que o Memorial do Legislativo Potiguar leva o seu acervo a um shopping da capital. No ano passado, esteve no Midway Mall, atraindo cerca de 3 mil visitantes ao stand de exposição do projeto.

Setembro Cidadão

O Setembro Cidadão é uma ação desenvolvida pelo Programa Brasileiro de Educação Cidadã (Probec), aprovado à unanimidade pela Assembleia Legislativa através da Lei Complementar 494/2013, que além de instituir o Setembro Cidadão, também instituiu o dia 10 de setembro como Dia Estadual da Educação Cidadã. Chegando ao seu quinto ano, a ação busca a formação de indivíduos e o aperfeiçoamento das relações sociais a partir de estudos e iniciativas pautados pela ética, moral e civismo, indispensáveis à cidadania.

“O fortalecimento da cidadania é vital para o desenvolvimento de qualquer nação, por se traduzir em motor propulsor da justiça, da igualdade, das relações sociais e da qualidade de vida”, explica o juiz Jarbas Vasconcelos, que coordena o Probec ao lado da secretária judiciária do TRE, Lígia Limeira.

A meia década de criação do Setembro Cidadão será tema de sessão solene na Assembleia Legislativa, oportunidade em que a Casa prestará homenagens à personalidades de destacada atuação na área.