Memorial do Legislativo é registrado no Conarq


Crédito das Fotos:  Eduardo Maia
 

O Memorial do Legislativo Potiguar agora integra o Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos (Conarq), do Conselho Nacional de Arquivos. O órgão é vinculado ao Arquivo Nacional do Ministério da Justiça que tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos, bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo.

É a partir das diretrizes do Conarq que se criam as principais fontes de informação sobre arquivos, padrões e melhores práticas arquivísticas. O órgão vem produzindo e divulgando um amplo e significativo repertório de publicações técnicas, com o objetivo de disseminar conhecimento arquivístico.

A notícia foi recebida como reconhecimento do trabalho realizado pelos servidores e colaboradores do Memorial do Legislativo, vinculado à Divisão de Cultura e do Memorial do Legislativo Potiguar. O Memorial foi criado pela Resolução nº 055/2009 e instalado em 2014 e o código é BR RNMLP.

MISSÃO
A missão do MLP é conservar, preservar e propagar a cultura e a história do Poder Legislativo do Estado do Rio Grande do Norte, recuperando e disponibilizando o conhecimento a toda a comunidade potiguar, com a sua expografia permanente, instalada no segundo piso da Assembleia Legislativa ou mediante atividades educacionais, melhor forma de contribuir para a reflexão crítica, a valorização dos princípios democráticos e o exercício cotidiano da cidadania.