Festival DELTA9 acontece neste sábado em Natal



É neste sábado, 25 de agosto, que acontece o primeiro festival sobre cannabis medicinal do Rio Grande do Norte: o Festival DELTA9. O evento, que contará com workshops, orientações sobre o tema e shows, acontecerá no Beach Club, em Natal, a partir das 15h. O último lote de ingressos sociais está sendo vendido a R$ 40 no site www.doity.com.br/festivaldelta9 e em diversos pontos físicos. Os alimentos arrecadados nos ingressos serão doados à Casa Durval Paiva.
A programação do Festival DELTA9 será aberta com workshop de introdução ao cultivo da planta: o passo a passo da germinação da semente até a colheita, pragas que podem acometê-la, tipos de luz, cultivo indoor e outdoor, além de sanar dúvidas da plateia.  O segundo workshop mostrará como extrair o óleo da flor da cannabis sativa para fazer remédio, a fim de que responsáveis por pacientes possam fazê-lo de forma caseira e segura.
Em fevereiro deste ano, a Justiça Federal determinou que a União, o Estado do Rio Grande do Norte e as prefeituras de Natal e Parnamirim forneçam o “Hemp Oil (RSHO) – Canabidiol (CBD)” a todos os pacientes do estado que comprovem a necessidade de uso por meio de receituário médico. Segundo a decisão, o medicamento deve ser distribuído, ainda que não conste na lista oficial do Ministério da Saúde.
Paralelas aos workshops, serão realizadas orientações sobre redução de danos e uso medicinal em patologias como epilepsia e Parkinson no estande do Coletivo DELTA9, organizador do festival. Também estarão estandes das marcas Barracuda e Mr. Blunts, além da presença da Liga Canábica (PB), formada por pais e familiares de crianças com epilepsia de difícil controle que lutam pela legalização do uso medicinal. O Hempadão (RJ), site que produz conteúdo jornalístico relacionado ao uso da maconha há sete anos, fará a cobertura do festival.
A banda Rastabrothers abre o palco às 17h, seguida pelo DJ Gabriel Carvalho, banda Skarimbó, DJ Jaiara Fontes e, encerrando a noite, a banda DuSouto. Na programação cultural, estarão ainda a exposição o SER de LuAna e grafite ao vivo com o artista Arbus.
Sobre o Festival DELTA9
O Festival DELTA9 foi pensado para fomentar a discussão em torno da cannabis, desde a política antidrogas à defesa do auto cultivo para uso terapêutico e recreativo. O evento sintonia com o cenário mundial, no qual países como Canadá, Uruguai, Estados Unidos, Portugal e Espanha estão lidando de forma mais tolerante e/ou comercial com o consumo da cannabis. O festival segue a tendência de outros ao redor do país, como o Ganja Talks (SP), em sua terceira edição este ano, e o Pot in Rio (RJ), na sexta edição também em 2018.
As marcas Yellow Finger, Micasa 420, Squadafum, aLedaOficial, Hempadão Hempada, Puff Life, M COPOS - Copos Personalizados, Ultra 420 - A primeira head shop do Brasil e HoneyPres são parceiras do festival.
Sobre o Coletivo DELTA9
O DELTA9 surgiu em 2016 com o nome inspirado no composto da maconha (delta-9 tetrahydrocannabinol/ Δ⁹THC), princípio ativo responsável pelos efeitos terapêuticos da planta. Em seu sexto evento, o coletivo pretende fomentar o debate em torno da cannabis tanto sob a perspectiva científica quanto sociocultural, além de inserir Natal no mapa de eventos canábicos.
Serviço:
O quê? Festival DELTA9 acontece neste sábado em Natal
Quando? 25 de agosto, às 15h
Onde? Beach Club (Via Costeira, Natal, RN)
Entrada permitida a pessoas a partir de 18 anos
Ingressos sociais (valor + 1 kg de alimento no dia do evento) à venda por R$ 40*:
Blackitchen (Petrópolis) 
Academia Pump (Tirol)
Bar La Nuna (Neópolis) 
Laje Concept (Ponta Negra)
*Aniversariantes da semana (nascidos entre 20 e 26/8) ganham uma (1) cortesia
Programação:
15h | Abertura dos portões

• Workshops:
15h30 | Introdução ao cultivo medicinal
16h30 | Extração de óleo medicinal
• Shows:
17h | Rastabrothers
18h | DJ Gabriel Carvalho
19h | Skarimbó
20h | DJ Jaiara Fontes
21h | DuSouto

Instagram: @delta9com