Câmara homenageia alunos da rede pública com Medalha Câmara Cascudo



Emoção e alegria embalaram a sessão solene desta terça-feira (14), na Câmara Municipal de Natal, para entrega da Medalha Câmara Cascudo que visa reconhecer e valorizar estudantes da rede pública de Natal destaques através de desempenho escolar, atividades esportivas, manifestações artísticas, iniciativas culturais ou ações de voluntariado. A sessão, aberta com a execução do Hino Nacional, contou com um plenário repleto de familiares, professores e amigos dos homenageados. 

A honraria foi concedida por meio do Decreto Legislativo nº 1354/2017, de autoria da vereadora Eleika Bezerra (PSL). Segundo ela, que presidiu a solenidade, a honraria é o reconhecimento da dedicação do estudante.“É preciso divulgar e, mais do que isso, parabenizar os bons exemplos que a escola pública nos presenteia porque é possível, sim, ser um aluno brilhante também na rede pública”, pontuou.

"Costumo dizer que para uma escola funcionar é necessário que existam nela professores, coordenadores e funcionários, além de uma estrutura física adequada, claro. O êxito de um aluno depende de fatores que vão desde o comprometimento dos que fazem a escola até a participação da família no contexto escolar. No entanto, como educadora, entendo que a dedicação e o interesse do educando também são fundamentais para que o sucesso aconteça", acrescentou Eleika, que é presidente da Comissão de Educação da Casa.

Presente na solenidade, a secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa, disse que o incentivo pode ser determinante para que um aluno tenha sucesso em qualquer disciplina, independente de idade ou de classe social. "Existem fatores que têm alto impacto no desenvolvimento dos estudantes, entre eles a motivação escolar e a orientação dos professores. Mas ocasiões como esta, na qual eles são reconhecidos por seus feitos, servem de motivação para que continuem focados nos estudos".

Na sequência, o deputado estadual Hermano Morais (MDB) falou que a  Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. "É através dela que garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural, além de assegurar o cumprimento de outros direitos. Porque sem conhecimento ou acesso a informações, como posso saber que tenho direito à saúde e bem-estar, ao meio ambiente sadio, a condições adequadas de trabalho, a ser tratado com dignidade?", questionou o parlamentar, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Uma das histórias homenageadas foi a de Sandra e Damião (indicada pela vereadora Júlia Arruda - PDT) que comoveu o Brasil e ganhou grande repercussão nacional após reportagem exibida pelo Fantástico no Dia das Mães. "Estou feliz com o carinho que recebi aqui. Sempre acreditei que se plantarmos coisas boas hoje, vamos colher coisas boas no futuro. Já estamos colhendo. Muito obrigado a todos!", comemorou Damião, que aos 12 anos ensinou sua mãe, Sandra, a ler e a escrever.

Já o estudante Gabriel Oliveira recebeu a comenda por ter realizado um estudo sobre a biografia de Câmara Cascudo. "Trata-se do maior pesquisador do folclore brasileiro. Era historiador, advogado, jornalista e muitas outras coisas. Uma personalidade incrível que admiro bastante", concluiu Gabriel, que tem 13 anos e foi indicado para a honraria pela vereadora Eleika Bezerra.