Câmara apoia parceria à criação de projeto social ligado ao Basquete


O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Raniere Barbosa (AVANTE), juntamente com o vereador Eriko Jácome (PODEMOS) recebeu na manhã desta quarta-feira (1º) o ex-jogador das ligas de basquete americana (NBA) e brasileira (NBB), Rafael Bábby, e o secretário Estadual de Esporte e Lazer, Fernando Villar, para tratar de uma parceria que vai fomentar essa modalidade esportiva no estado com formação de um time feminino e criação de um projeto social para atender 300 crianças em Natal.

Durante o encontro, o presidente garantiu total apoio às atividades na mediação, encaminhamentos e divulgação do projeto social. "A Câmara atua como mediadora para levar as ações às comunidades. Fico feliz em podermos auxiliar com encaminhamentos e ajudando a dar visibilidade. Acredito que o esporte é um instrumento muito forte para dar caminho de dignidade e cidadania às crianças e jovens", disse Raniere.

Segundo o secretário estadual de Esportes, será formada uma equipe feminina de basquete para representar o estado, em parceria com a Federação de Basquete do RN, para competir no campeonato paulista, trazendo alguns jogos para a capital potiguar. "Com esse time, vamos trazer quatro jogos do paulistão para Natal e 22 do brasileirão de basquete. Teremos também o projeto social para, a princípio, atender 300 crianças na periferia de Natal, mas será itinerante podendo ser levado a todo o estado", explicou Fernando Villar. Os jogos do campeonato paulista começam no final deste mês e o campeonato brasileiro, no início do próximo ano.

Há quatro anos, o ex-jogador Rafael Baby, já coordena no interior de São Paulo, através do seu instituto social, projeto que utiliza o basquete como ferramenta de resgate social, através de parcerias, e agora vai fazer o mesmo em Natal. "Trabalhamos com incentivo escolar, resgate da auto-estima e luta por objetivos, dando oportunidades. A ideia é fazer parcerias para resgatar crianças daqui, dando estrutura básica como uniforme, bola, alimentação nas atividades, estímulo escolar. A formação do time feminino vai ajudar justamente a incentivar as crianças atendidas", declarou o atleta que já passou por times americanos famosos como o Toronto Raptors, Utah Jazz e Minnesota Timberwolves na NBA.