Concursos literário e de pintura estimulam reflexão sobre viver sem violência


Será lançado, na próxima segunda-feira, 23, no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), o IV Concurso Literário de Poesia Nísia Floresta e de Desenho/Pintura Maria do Santíssimo 2018. A iniciativa é do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). O evento de lançamento contará com duas sessões: às 9h e às 14h, para contemplar os professores que trabalham em turnos diferentes.
O concurso conta com apoio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), Secretaria Municipal de Educação (SME) e Fundação Capitania das Artes (Funcarte).
As inscrições já começam na segunda-feira, 23, e podem participar alunos de escolas públicas municipais de Natal, com idade entre seis e 17 anos. Os que estudam do 1º ao 5º ano podem concorrer na categoria Desenho/Pintura e os alunos do 6º ao 9º ano, na categoria Poesia.
O período de inscrições segue até 28 de setembro, mas os estudantes já podem ir pensando sobre o que podem produzir dentro do tema “Viver sem violência: uma questão de direitos. “O nosso objetivo com esse concurso é estimular entre crianças e adolescentes reflexões sobre a não violência contra a mulher e a equidade de gênero, tão necessária para que possamos construir uma cultura de paz em nossa sociedade, e isso passa por nossas crianças”, aponta Ildete Mendes, presidenta do CMDM.
Para cada categoria serão contemplados dois trabalhos, classificados em primeiro e segundo lugares. Os vencedores terão seus trabalhos publicados na página da Prefeitura do Município do Natal, nos blogs do CMDM e da FUNCARTE e receberão como prêmio um tablet de 9 polegadas e um tablet de 7 polegadas respectivamente.