Câmara Municipal inicia festejos em alusão aos 70 anos de reinstalação do legislativo natalense


Câmara Municipal de Natal deu início, na manhã desta terça-feira (05), às comemorações dos seus 70 anos de instalação após o Estado Novo, conhecido como Ditadura Vargas. A abertura da programação foi marcada pelo hasteamento das bandeiras do estado, município e da câmara e contou com a presença da banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal - Marinha do Brasil.
O presidente da Câmara, vereador Raniere Barbosa (AVANTE) comentou a importância do momento para o Poder Legislativo Municipal. "Hoje estamos comemorando os 70 anos da redemocratização do Poder Legislativo Municipal, foi a reabertura após o Estado Novo ter fechado o Legislativo. Essa comemoração é o fortalecimento constitucional e consolidação da democracia e do Poder Legislativo", afirmou Raniere Barbosa.
O vereador Dinarte Torres (PMB) também falou da relevância das festividades. "É um momento histórico para nossa cidade, 70 anos da Câmara Municipal, uma Casa do povo que tanto contribuiu e contribui para os interesse da população", disse Dinarte.
Logo após o hasteamento das bandeiras foi realizado um ato ecumênico ministrado pelo Padre Paulo Henrique, Vigário Geral da Arquidiocese de Natal, que também contou com a participação do vereador  Bispo Francisco de Assis (PRB). "Quero parabenizar a Câmara Municipal por esse dia e por realizar um trabalho legislativo em prol da sociedade natalense, em prol dos menos favorecidos, um trabalho a favor do povo", declarou Bispo Francisco. Os vereadores Sueldo Medeiros (PHS) e Robson Carvalho (PMB) também participaram do evento. "Quero parabenizar a todos os organizadores  que, através desse evento,  conseguiram resgatar a história da Câmara, uma Casa que há 70 anos vem prestando serviços à sociedade da nossa cidade", disse Sueldo. "É uma data muito importante para a história da cidade e para nós parlamentares. Esperamos que cada vez mais a gente contribua para o fortalecimento da instituição e para o bem comum da população natalense", comentou Robson.
Dentro das atividades em alusão aos 70 anos de instalação da Câmara foi inaugurado o Memorial do Legislativo, um espaço cultural destinado a apresentar a história da cidade e da Câmara. O Memorial destaca os elementos mais relevantes no que concerne à implantação dos elementos de infra-estrutura da cidade, os equipamentos urbanos que ao longo dos anos foram sendo construídos com a participação dos vereadores em atendimento às necessidades da população.  
No espaço estão alojadas pergaminhos com mensagens dos 29 vereadores que serão lidas após 30 anos, quando o parlamento municipal vai comemorar 100 anos de reinstalação.
"Nesses pergaminhos nós depositamos nossos sonhos e clamor por uma sociedade mais justa, leis mais justas e que a saúde, a educação e a segurança pública, daqui há 30 anos, possam fazer jus à beleza da nossa cidade", ressaltou a vereadora Carla Dickson (PROS).
"É uma honra participar dessa legislatura que comemora os 70 anos da Câmara após a redemocratização e desse momento em que colocamos nossos anseios para que em 2048, quando a cápsula for aberta, a gente tenha uma maior representatividade da mulher na política, uma cidade mais evoluída, acessível e mais inclusiva", afirmou a vereadora Júlia Arruda (PDT).   
Texto: Karol Fernandes
Fotos: Marcelo Barroso

Programação

DATA: 05/06/2018
17h10 - Sessão Solene alusiva aos 70 anos de Instalação da Câmara Municipal de Natal com obliteração do Selo Comemorativo no Plenário Érico Hackradt.
Data: 06/06/2018
08h às 14h - Atividades de Cultura e Cidadania:
- Exposição de Feira de Artesanato no Pátio Interno
- Exposição de Feira Gastronômica no Pátio Interno
- Apresentação Musical no Pátio Interno
Data: 07/062018
8h às 14h - Atividades de Cultura, Saúde e Cidadania:
- Feira de Artesanato no Pátio Interno
- Avaliação Antropométrica na Escola Legislativa
- Orientação Nutricional na Escola Legislativa
- Aferição de Pressão Arterial no Ambulatório
18h30 - Sessão Solene do Aniversário dos 15 anos da TV Câmara e anúncio da implementação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo através da Interlegis no Plenário Érico Hackradt.