Qual a operadora de internet e telefonia preferida dos brasileiros? Veja o que diz a pesquisa


O acesso à internet é um hábito que faz parte da rotina dos brasileiros, mas será que existe satisfação quanto aos planos apresentados pelas operadoras? Recentemente foi realizada uma pesquisa pelo portal Velocidade Internet qualificando os serviços por meio da avaliação dos usuários.
A pesquisa reuniu cerca de 3.500 respostas de internautas de diversos estados do Brasil levando em conta a variação dos planos, velocidade, cobertura e preços. Segundo a enquete 1 em cada 4 brasileiros está insatisfeito com o plano móvel.
A seguir mais informações sobre a opinião dos brasileiros sobre a qualidade dos planos de internet.
Ao realizar comparações sobre a prestação de serviço das maiores operadoras do Brasil, a pesquisa constatou que embora exista reclamações pertinentes das 4 operadoras, a Nextel consegue alcançar o maior nível de satisfação. 
Na avaliação 29% dos clientes com planos pré-pagos apresentam insatisfação com os serviços gerais das operadoras.
Preço e franquias limitadas deixam a desejar
A existência de apenas 4 operadoras diminui a concorrência e torna os planos muito semelhantes, deixando praticamente a população sem muitas opções.
Franquias com opções controle ou pós-pago alcançam (41%) das queixas, visto que o preço não está de acordo segundo a opinião de 39% dos usuários.
Além da falta de opções de franquias que atendam a necessidade do consumidor, ainda existe a falta de cobertura entre as operadoras mais populares em telefonia móvel, como a Tim e a Oi.
Com preços mais acessíveis e a possibilidade de fazer ligações com pacote de minutos, a Claro tem sido uma opção razoável para boa parte da população.
Por outro lado, empresas maiores como a Vivo, apresentam melhor cobertura em vários estados brasileiros, no entanto os preços são inviáveis para a maioria da população. Segundo a pesquisa (31%) dos usuários assinam planos da Vivo, seguido de (25%) Tim, (21%) Claro, (17%) Oi e 4% (Nextel).
Satisfação com volume de dados
·         40% dos planos pré-pagos têm 1GB ou menos de franquia e metade dos planos pós-pago mais de 3GB;
·         3 em 7 brasileiros queriam mais franquia de internet do seu plano. Os mais jovens sendo os mais insatisfeitos;
·         Na Nextel apenas 1 em cada 4 precisaria de mais, enquanto as demais operadoras não mostram diferenças;
Qual o melhor plano de internet atualmente?
O melhor plano vai depender das necessidades do usuário em relação ao acesso. Atualmente existem cerca de 7 a 9 opções de planos de internet para celular. 
Cada plano possui franquia de dados específicos e inclui a velocidade que pode ser variável dependendo da cobertura da região.
Antes de selecionar um plano de internet deve considerar:
O uso é apenas para celular? Ou também inclui acesso via tablet ou laptop? Nesse caso o ideal é um plano com maior franquia e velocidade;
Como será o acesso? Apenas para abertura de e-mail e redes sociais? Ou também pretende assistir a filmes e vídeos? Em casos de acesso simples, como e-mail e mensagens, um plano de 500 MB pode ser o suficiente.
Ao escolher um plano de internet residencial considere que vai precisar de maior velocidade e cobertura. Visto que os celulares, tablets, laptops e até TV podem estar conectados. Nem sempre o plano mais barato é vantagem em relação a custo-benefício.
Afinal, internet muito lenta no lugar de ajudar o usuário, atrapalha tornando inutilizado o acesso. Compare os preços, velocidades e pacotes. 
E fique atento, pois geralmente a internet mais barata está embutida com TV e telefone, por exemplo. Será que é realmente útil adquirir a todos esses serviços ou investir somente numa internet com mais qualidade e pagar menos?
Tudo isso deve ser levado em conta na hora de comparar e escolher o melhor plano de internet para acesso móvel e doméstico. Pesquise também qual o plano que atende melhor a cobertura da região em que vive e faça comparativo de preços.