Governador homenageia mães do RN Vida


Foi ao som de “Como é grande o meu amor por você” que Joilma Cavalcante, 34 anos, emocionou-se ao ver suas filhas tocando flauta durante uma apresentação musical no II Chá Cultural em homenagem às mães do programa RN Vida. “Ver o aprendizado das minhas filhas em uma homenagem como esta é muito comovente”, declarou Joilma.
Há quatro anos, suas filhas Eloá e Cauany, de 8 e 11 anos, respectivamente, participam da iniciativa. Elas fazem aulas de natação, flauta e ginástica. “Eu amo aprender coisas novas, sem falar nas amizades que faço por aqui”, disse Cauany. Joilma completou a sua satisfação e de suas filhas afirmando sobre o benefício do programa: “Gosto demais, pois vejo que é uma oportunidade para as crianças desenvolverem suas habilidades em atividades que ensinam valores para a vida”.
Com o objetivo de valorizar as mães como mulheres e proporcionar um momento de lazer e confraternização entre os alunos e seus familiares, o evento foi realizado nesta sexta-feira (17) na sede do RN Vida, localizada no Caic de Lagoa Nova, em Natal. A programação contou com apresentações das crianças, a participação da Camerata de Vozes do RN e sorteios para as mães presentes.
Também integrante do projeto, Melina Bela, de 10 anos, comentou sobre o que o projeto representa. “O RN Vida mudou muito a minha vida, ele me deixa cada vez mais perto da minha grande paixão que é o balé”, contou. Sua mãe, Miriam Alves, 48 anos, explicou que saiu mais cedo do trabalho para assistir a apresentação. “É emocionante.Eu estava me tremendo de tão nervosa. Sai do trabalho e vim correndo para cá, cheguei e ela já estava se apresentando. Percebi que estava me procurando com os olhinhos. Sorriu ao me encontrar”, relatou.
“Preparamos um evento para valorizar as mães do RN Vida, que merecem todo nosso respeito e gratidão por acreditarem e compartilharem conosco dessa iniciativa. É um evento que visa fortalecer os vínculos familiares, comunitários e com os nossos parceiros”, afirmou o governador Robinson Faria.
Também participaram do evento o presidente da Câmara Municipal de Natal, Raniere Barbosa; o vereador, Preto Aquino, Tatiana Mendes Cunha, secretária chefe do Gabinete Civil; Cláudia Santa Rosa, secretária de Estado da Educação e Cultura (Seec); Fernando Villar, secretário de Estado do Esporte e Lazer (Seel); a coordenadora do Programa RN Vida, Maria Tomaz; Ilsa Galvão, diretora dos Programas Sociais do Sesc, representando a Fecomércio; Haroldo Azevedo Filho, representando o Rotary Clube Natal Potiguar; Daniele Mafra, secretária de Esporte e Lazer Natal da prefeitura de Natal; Sonali Rosado, fundadora e 1ª coordenadora do RN Vida; Agacir Virgínio, diretor técnico da Ceasa; Tércio Tinôco, presidente da Sadef; Magnólia Figueiredo, atleta; Educadores e técnicos do RN Vida; gestores e técnicos da administração direta e indireta do Governo do RN; lideranças comunitárias, além das mães e alunos do RN Vida.
Sobre o RN VIDA
O RN Vida é um programa que atua na formação integral de crianças e adolescentes, entre 7 e 16 anos de idade, de escolas públicas com o objetivo de contribuir para consolidação dos valores éticos, morais e de solidariedade a partir do estímulo às práticas esportivas e culturais. Atualmente, conta com a participação de cerca de 600 crianças que fazem aulas de natação, judô, futsal, vôlei, jiu-jítsu, karatê, ginástica rítmica, ginástica aeróbica, capoeira dança, música e artes plásticas.
Coordenado pelo Gabinete Civil, o RN Vida é fruto da parceria entre Governo do RN, SESC/RN-Fecomércio, Associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª Região (Amatra 21), faculdades Maurício de Nassau, UNI-RN, FANEC e o mais recente apoiador, o Rotary Club Natal Potiguar.