Assembleia apresenta inovações tecnológicas durante Conferência da Unale

Crédito das Fotos:  Gerlane Lima
 

As inovações tecnológicas e a utilização dos recursos da tecnologia da informação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foram apresentadas durante a 22ª edição da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, nesta quarta-feira (9). Sistemas com focos nos Recursos Humanos, Acervo Multimídia, Boletim Legislativo e Portal da Transparência foram alguns dos destaques. Durante a palestra, a equipe da Assembleia distribuiu um folder informativo com todas as ações.

O Portal da Transparência, por exemplo, garante ao cidadão o direito de monitorar a utilização da verba pública e reúne todos os dados sobre a execução orçamentária e financeira da Assembleia Legislativa. Já o Boletim Legislativo foi desenvolvido para reduzir os gastos da Casa e otimizar os procedimentos. A ferramenta foi criada para substituir o Diário Oficial do Estado e tornou-se o veículo eletrônico de publicação oficial da Assembleia Legislativa, dando publicidade a seus atos administrativos e se consolidando como ferramenta permanente de divulgação e transparência do Legislativo Estadual.

"A diretoria de Gestão Tecnológica não mediu esforços na utilização intensiva dos recursos da tecnologia da informação de forma a desburocratizar os procedimentos, reduzir custos e alcançar eficiência organizacional, através de um conjunto de aplicações desenvolvidas no último triênio", ressaltou o diretor de Gestão Tecnológica, Mário Sérgio Gurgel.

A diretoria desenvolveu ainda sistemas relacionados à atividade legislativa, que gerencia a tramitação de projetos de lei, atos e proposições, além do Sistema Procon, que faz a gerência das reclamações e eventuais processos, bem como as audiências e agendamentos do Procon Legislativo.

Com o tema central “Os desafios de um novo Brasil”, este ano a Conferência debate ainda, junto aos palestrantes, assuntos como a relevância do Poder Legislativo estadual, eleições 2018, reforma política, paradiplomacia, fake news, a democracia na era digital, gestão e controle dos gastos públicos e governança pública.

Através das palestras e reuniões realizadas, o evento abordará sugestões de ações e planejamentos para o desenvolvimento e progresso a médio e longo prazo das mudanças que os 208 milhões de brasileiros esperam através de representações políticas inovadoras.