9 Dicas Para Voltar a Ser Feliz


Muitos de nós sentimos que, em um passado não muito distante, tudo em nossas vidas estava indo bem; tínhamos um ótimo emprego, uma boa renda, uma família que convivia muito bem, tempo para aproveitar as coisas, e a vida, em geral, era satisfatória e feliz. Então, do nada, a empresa começou a demitir empregados, os relacionamentos se complicaram, uma pessoa querida faleceu, ou nos aposentamos e de repente sentimos um grande vazio - em cada uma dessas situações, a felicidade que sentíamos pode de repente se transformar em tristeza, frustração e até mesmo raiva.
 Tudo isso que te descrevemos pode te parecer familiar, mas você ficará surpreso ao saber que não é estranho para quem teve uma crise pessoal. Como trazer a felicidade de volta à sua vida? Como sair da escuridão que prevalece em seu mundo para retornar à luz que te iluminava antes? Para responder a essas perguntas importantes, compilamos nove dicas de vida que você pode aplicar para trazer a sua felicidade de volta.


1. Faça coisas que sejam significativas para você
"Quando uma pessoa não consegue encontrar um sentido profundo de significado, ela se distrai com o prazer", diz o psiquiatra Victor Frankl, um dos mais proeminentes intelectuais do século 20 que escreveu o livro Em Busca de Sentido contando suas experiências como um sobrevivente do Holocausto. Frankl desenvolveu a logoterapia, uma abordagem psicoterapêutica que enfatiza o desejo por ter um significado que nos guia. Se você está lidando com a insatisfação, a depressão e um sentimento de tristeza, você pode cuidar de si mesmo começando a aplicar os princípios da abordagem de Frankl para a sua vida, seguindo estes passos bem simples:
• Comece a trabalhar em um projeto que exija suas habilidades e capacidades - não espere que uma oportunidade apareça por conta própria, mas inicie você mesmo - seja no seu local de trabalho ou no seu dia a dia.
• Experimente a vida ao máximo - compartilhe seus pensamentos e eventos que você vivencia com pessoas que te amam e que vão te ouvir sem julgamento. Nessas conversas, você pode descobrir e fortalecer o significado oculto das coisas que faz todos os dias.
• Desenvolva uma abordagem reconfortante para as suas dificuldades - o significado só chega às nossas vidas quando mudamos nossas perspectivas sobre as dificuldades que enfrentamos, e assim desenvolvemos a compreensão de que elas podem nos fortalecer e melhorar nossas vidas, e não necessariamente nos derrubar.
2. Comece a explorar suas opções e desenvolva uma compreensão clara do que você deseja alcançar
"Mantenha suas opções em aberto". Você provavelmente já ouviu esse conselho mais de uma vez, mas saiba que manter as opções muito abertas muitas vezes te deixará nervoso, estressado e exausto ao tentar decidir entre muitas coisas. Quando muitas opções estão à mão, suas decisões podem se tornar menos favoráveis. A coisa mais importante e significativa que você pode fazer para restaurar a felicidade em sua vida é reduzir gradual e eficientemente o número de decisões insignificantes que você precisa tomar a cada dia. Como você faz isso? Adote uma rotina como esta:
• Tome as suas decisões mais importantes no início do dia, quando seus pensamentos ainda estiverem claros.
• Tente planejar como será o dia seguinte na noite anterior, se possível.
• Planeje suas refeições com antecedência, e o que você vai comer durante o dia.
• Se você precisa tomar decisões importantes, mas está com fome, coma primeiro.
• Quando você tem muitas opções, não se apresse em escolher uma, tente reduzi-las o mais rápido possível para as melhores escolhas, a partir das quais você escolherá somente uma.
3. Não tenha vergonha de sentir vergonha
Uma pessoa comum é exposta diariamente a dezenas de mensagens, visíveis e subconscientes, que ditam como devem parecer e o que devem fazer para serem felizes e se integrarem na sociedade. O triste é que, na maioria dos casos, mesmo quando seguimos essas mensagens, em vez de nos integrar, nos sentimos ainda mais desconectados. Quando não nos sentimos amados e entendidos pelo que somos, nunca podemos nos sentir felizes.
Portanto, ser capaz de aprender a permanecer fiel a si mesmo é um dos pontos-chave para restaurar a felicidade na vida. Você só será capaz de adotar essa habilidade se perceber que os momentos de vulnerabilidade são os pontos no tempo em que estamos mais expostos ao constrangimento, e se você aprender como lidar com eles e aceitá-los da maneira certa, vai ser capaz de se levantar muito mais rápido. Comece da maneira mais simples: levante-se pela manhã, olhe-se no espelho e diga a si mesmo: "Posso não ser perfeito, mas isso é perfeitamente normal e aceitável", e continue seu dia com essa abordagem.
4. Adote sua curiosidade para alcançar crescimento pessoal
A curiosidade humana quase não tem limite, e é uma semente que está em cada um de nós. Satisfazer nossa curiosidade - que é expressa por sermos cativados por um trailer de um filme ou de checar constantemente nossos e-mails - causa a liberação do hormônio dopamina em nosso cérebro, o que causa vitalidade e euforia. Mas enquanto os pequenos exemplos que mencionamos são responsáveis por breves momentos de felicidade, o Dr. Todd Kashdan, psicólogo, conferencista e autor de vários livros sobre curiosidade, argumenta que, para permanecermos felizes por muito tempo, precisamos desenvolver a "curiosidade inquisitiva". "Em vez de tentar desesperadamente explicar e controlar nosso mundo, abraçamos a incerteza e vemos nossas vidas como uma busca agradável para descobrir, aprender e crescer." E como se tornar "pesquisador da curiosidade", como define Kashdan? Comece adotando os seguintes hábitos:
• Tente prestar atenção nos pequenos detalhes da sua vida diária que você não havia notado antes.
• Quando você fala com as pessoas, tente ficar aberto às coisas que lhe são reveladas, sem excesso de julgamento ou contrarreação.
• Deixe que coisas novas simplesmente aconteçam em sua vida e resista ao desejo de controlar tudo.
• Permita que sua atenção seja guiada por visões, sons e aromas que te atraem e te encantam.
5. Ajude a si mesmo ajudando os outros
Pode soar como um clichê, mas tem sido cada vez mais comprovado que as pessoas mais felizes são aquelas que têm uma influência positiva sobre os outros. Denis Waitley, palestrante e autor de livros motivacionais, disse uma vez: "Nenhum homem ou mulher é uma ilha. Existir apenas para si mesmo não tem sentido. Você pode obter uma maior satisfação quando estiver relacionado a algum propósito maior na vida, algo maior que você". E ele está absolutamente certo.
Cada um de nós tem um talento com o qual podemos contribuir para o mundo. A parte difícil não é a doação em si, mas apenas descobrir o que é que podemos doar aos outros para ajudar tanto a eles quanto a nós mesmos. Pense com cuidado sobre qual é a sua capacidade pessoal, ou, melhor ainda: basta sair, fazer e contribuir onde quer que possa, e certamente haverá uma chance de encontrar o que você faz de melhor. Muitos estudos mostram que ajudar é uma ferramenta poderosa para alcançar a felicidade e restaurá-la em nossas vidas, e isso certamente nos dará o impulso energético que tanto precisamos.
6. Aprenda com os outros o que pode te fazer feliz
Existem alguns casos na vida em que as coisas não saem como o esperado, e as coisas que achamos que seriam boas e agradáveis se tornam uma grande dificuldade. Por exemplo, você sempre quis um carro novo, mas a partir do momento em que o comprou, ficou preocupado em arranhá-lo; você sempre quis se aposentar, mas, a partir do momento em que atingiu a idade de aposentadoria, de repente se viu sem emprego, procurando um sentido na vida; e há outros exemplos também. Daniel Gilbert, professor da Universidade Harvard, diz que uma das razões para essa insatisfação é que julgamos mal os resultados que produzimos ao tomar certas medidas e os tipos de coisas que nos fazem felizes.
Para evitar esse erro e prever com mais precisão o que te fará feliz, Gilbert aconselha: "Se eu me pergunto como é se tornar um advogado, ou se casar com um executivo ocupado, ou até mesmo comer em um restaurante em particular, minha melhor aposta é encontrar pessoas que realmente fizeram essas coisas e ver se elas estão felizes". Esta é uma maneira de prever a felicidade de forma mais precisa - encontrar em seu entorno pessoas que já tenham o estilo de vida que você quer adotar, ouvir suas experiências e entender como elas percebem a felicidade.
7. Saia da sua zona de conforto para religar seu cérebro
Ficar em sua rotina diária é uma das causas mais comuns de insatisfação, e é bem provável que você sofra com isso. Para simplificar, você está entediado, mas, ao mesmo tempo, pode estar hesitando em experimentar algo novo. Por exemplo, você pode não gostar muito do trabalho que tem agora, mas, por outro lado, teme que, se sair, sua situação econômica pode piorar e nada melhor aparecerá.
Seja a situação que você está passando ou outro problema que faz você sentir que não tem como escapar desse ciclo vicioso - deixar sua zona de conforto pode acabar se tornando o passo mais apropriado para tornar a sua vida muito mais satisfatória. E como fazer isso apesar de todas as hesitações e medos? Aqui estão duas maneiras de fortalecer o seu desejo de sair da sua rotina e experimentar coisas que não estão na sua "zona de conforto":
• Viaje mais - pesquisadores mostraram que novas experiências podem criar novos caminhos nervosos em nossos cérebros, e quando isso acontece, nossa saúde mental fica mais forte. A alegria de viajar e descobrir algo novo é uma boa razão para sair da nossa zona de conforto, por isso é importante que você faça viagens ocasionais. Se possível, faça uma viagem desafiadora, como ir para o exterior. 
• Estabeleça grandes objetivos para si mesmo - pense nas coisas que deseja alcançar, defina metas realistas que precisa conquistar e se esforce a fazer tudo o que puder para alcançá-las, incluindo sair da zona de conforto que tanto te aprisiona.
8. Tenha hábitos melhores
Uma das diferenças mais significativas entre pessoas felizes e infelizes são as rotinas habituais que nós, como seres humanos, sentimos que não podemos prescindir. Charles Duhigg, especialista em ciência e tecnologia, argumentou em seu livro O Poder do Hábito que todos os hábitos consistem em três partes: a sugestão (o catalisador), o próprio hábito e a recompensa. Vamos explicar isso em um exemplo no hábito comum de fumar: o estresse e a tensão que uma pessoa sente na vida pode ser o catalisador que faz com que eles realizem o ato em si - o tabagismo, e a recompensa é a nicotina, que permite que o corpo relaxe um pouco, mas claramente não é nem um pouco saudável.
Se seus hábitos e hobbies não te tornam mais saudável e feliz, o resultado pode ser que você gaste mais da metade do seu dia fazendo coisas que realmente não irão beneficiar sua satisfação no longo prazo. Se isso for verdade para você, tente mudar seus hábitos e torná-los melhores e mais úteis. Por exemplo, se o estresse é a causa do seu tabagismo, tente dar um passeio ou fazer atividades como ioga e meditação, que aliviam o estresse, substituem a demanda do corpo por nicotina e levam a um estilo de vida mais saudável e feliz.
9. Permita-se ficar triste
Nós nos acostumamos a reprimir emoções como tristeza e dor justamente porque são percebidas como negativas. Seja uma demissão ou a perda de um ente querido - muitas vezes podemos esperar que nos recuperemos desse desgosto e voltemos rapidamente à nossa vida normal. O erro é que nos obrigamos a atender a essas expectativas o quanto antes e impedimos que as lágrimas ou a sensação de dor se propaguem. Esse sentimento continua a existir em você e só piora e te prejudica se tentar prendê-lo dentro de si.
Portanto, é importante que você expresse seus sentimentos completamente, seja positivo ou negativo, e até mesmo dê a si mesmo um tempo para mergulhar e experimentá-los em sua totalidade. Transforme o reconhecimento emocional em um hábito, de modo que uma vez que você comece a se sentir triste, será capaz de dizer claramente a si mesmo: "Eu me sinto triste", e a partir daí será capaz de ceder a esse sentimento e, aos poucos, deixá-lo passar. Lembre-se, no entanto, que o mais importante não é se afundar em depressão e se transformar em uma vítima, mas sentir a sensação dentro de você e deixá-la ir quando for a hora certa.
tudoporemail.com.br