11 Sintomas de Má Circulação Sanguínea


Uma boa circulação sanguínea é importante para a saúde em geral, pois o sangue transporta oxigênio e nutrientes por todo o corpo. Portanto, se o seu sistema circulatório não estiver funcionando corretamente, você começa a sentir vários sintomas negativos. 
Abaixo, descrevemos alguns dos sinais a serem observados e que podem indicar que seu sistema circulatório não está operando como deveria. 
 
1. Angina ou aperto no peito
Naturalmente, seu coração sofre quando a circulação está fraca, pois não recebe o sangue que precisa para funcionar corretamente. Se você sentir uma pressão no peito ou uma sensação de aperto, isso pode ser angina. Este é um sintoma grave, e você deve consultar imediatamente o seu profissional da saúde, porque também pode ser um sinal de um ataque cardíaco iminente. 
2. Dormência nas extremidades 
Se você estiver sentindo uma sensação de formigamento nas mãos e nos pés ou na parte inferior das pernas e antebraços, é sinal de que você não está recebendo o fluxo sanguíneo adequado nas extremidades. Se de repente você sentir essa sensação em seu braço esquerdo, isso é um sinal de um possível ataque cardíaco. Procure ajuda médica o mais rápido possível.
3. Ulceração da pele nas pernas 
A falta de circulação nas extremidades também pode fazer com que a pele das pernas, tornozelo e pés desenvolvam feridas e erupções cutâneas inflamadas.
4. Mãos e pés frios
Saúde: 11 Sintomas de má circulação sanguínea
Além da dormência e formigamento nas extremidades, você também descobrirá que a má circulação causa mãos e pés frios. Isso ocorre porque você não está recebendo sangue quente suficiente nas extremidades, e porque seu corpo entrou no que podemos chamar de 'modo de conservação', o que faz com que o corpo concentre o calor em seu núcleo para mantê-lo vivo. 
5. Varizes 
Quando seu sistema circulatório está trabalhando mais para distribuir o sangue pelo corpo, as veias podem ficar estressadas e inchadas, e dessa forma elas ficam grandes e dolorosas, majoritariamente nas pernas. 
6. Pele, cabelos e unhas secas 
Um bom fluxo sanguíneo ajuda no crescimento de unhas e cabelos saudáveis, e é ótimo para a pele. Caso estejam em más condições (pele seca, cabelos e unhas frágeis), mesmo com bons tratamentos estéticos, é sinal de que não estão recebendo os nutrientes e a hidratação necessários para uma boa circulação sanguínea.
7. Diminuição do apetite
Saúde: 11 Sintomas de má circulação sanguínea
Se você tem sentido que a comida não é mais tão boa e apetitosa, pode ser que seu aparelho digestivo não esteja recebendo sangue suficiente para funcionar adequadamente. Seu trato digestivo precisa de um amplo fluxo sanguíneo para trabalhar no movimento peristáltico e assim transportar nutrientes por todo o corpo. Um fluxo sanguíneo fraco prejudica a função digestiva e afeta negativamente o metabolismo. 
8. Dificuldades digestivas 
Além do baixo apetite, a falta de fluxo sanguíneo para o sistema digestivo faz com que os alimentos sejam mal digeridos. Se você tiver sintomas como fezes moles, náuseas e/ou refluxo ácido, pode ser um indicativo de má circulação sanguínea. Consulte um médico para o diagnóstico e o tratamento adequados. 
9. Doenças frequentes 
O sistema imunológico depende de um sistema circulatório saudável. Se a sua circulação sanguínea está fraca, o corpo não pode se beneficiar das vitaminas e minerais que consumimos. Isso levará rapidamente a um enfraquecimento do sistema imunológico e a doenças frequentes, como gripes e resfriados.
10. Fadiga frequente e em excesso
Saúde: 11 Sintomas de má circulação sanguínea
Um sistema circulatório lento não fornece aos músculos o oxigênio e os nutrientes necessários para manter os níveis de energia adequados. À medida que o metabolismo diminui, nos sentimos letárgicos e lentos. 
Isso ocorre porque o corpo tenta se ajustar a um nível menor de nutrição ao entrar em um modo de conservação. Este é um mecanismo destinado a economizar energia durante períodos de escassez. Por isso, quando isso acontecer, não há energia suficiente para realizar atividades diárias. 
11. Pensamentos confusos 
Seu cérebro precisa de um bom fluxo de sangue para funcionar corretamente. Se os seus pensamentos não estão muito claros ou se tem esquecido frequentemente de informações, isso significa que seu cérebro não está recebendo sangue, oxigênio e nutrientes suficientes. 
Fonte: naturalsolutiontoday | Imagens: depositphotos