Sesap realiza mutirão para pacientes com Hepatite


Na próxima quinta-feira (5), a Secretaria de Estado da Saúde Pública irá fazer um mutirão de exames para pacientes com Hepatite C. Os procedimentos serão realizados das 8h às 15h por uma equipe do Hospital Giselda Trigueiro composta por cinco profissionais: três médicos e dois técnicos de enfermagem.
O exame Fibroscan é um procedimento não invasivo, relativamente rápido, com duração de 5 a 15 minutos e é responsável pelo diagnóstico da fibrose no fígado. Com uma grande precisão, ele apresenta o grau de intensidade da doença em pacientes já diagnosticados com hepatite C. O exame também avalia os danos causados por doenças como a hepatite, cirrose e presença de gordura no fígado.
 O médico infectologista e diretor do hospital Giselda Trigueiro, Antônio Araújo, explica que o Ministério da Saúde recentemente atualizou o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas das Hepatites Virais, objetivando ampliar a assistência. A meta é que a enfermidade seja eliminada até 2030.
“Com as novas regras muita coisa irá mudar, isso porque todas as pessoas receberão o tratamento, independente de realizar o exame Fibroscan ou não, o que anteriormente era uma prerrogativa. Com essas novas normas, pretendemos erradicar a doença”, afirma o diretor do Giselda, que enaltece o grau de eficácia dos novos medicamentos atualmente disponíveis para o tratamento da doença: “Hoje o tratamento é quase sem nenhum efeito colateral e a resposta positiva aos medicamentos mais novos é de aproximadamente 95%”, afirma Antônio.
Giselda
Atualmente no Hospital Giselda Trigueiro é realizado um trabalho permanente de apoio aos pacientes das hepatites virais. Na unidade da Sesap estão à disposição médicos, psicólogos e assistentes sociais. A Hepatite C é uma doença infecciosa, causada por vírus e afeta principalmente o fígado, com contágio podendo ser por meio de sangue contaminado.