Serviço que oferece prevenção ao suicídio começa a funcionar com ligação gratuita no RN


As ligações para o Centro de Valorização da Vida (CVV) passam a ser gratuitas no Rio Grande do Norte através do número 188. Pelo número, os cidadãos têm acesso a apoio em momentos de crise e ajuda para prevenção ao suicídio. A gratuidade da ligação é resultado de um convênio com o Ministério da Saúde.
Além do telefone 188, os atendimentos do CVV podem ser feitos também por e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias e nos 87 postos de atendimento.
De acordo com o CVV, foram realizados 2 milhões de atendimentos em 2017. Atualmente a média nacional de suicídio no Brasil, em todas as idades é de 5,5 por 100 mil habitantes. São, em média, 11 mil pessoas que tiram a vida por ano no Brasil.
O Centro de Valorização da Vida é uma associação civil sem fins lucrativos que trabalha com prevenção ao suicídio, por meio de 2.400 voluntários. Os voluntários não são necessariamente formados em psicologia, mas recebem uma capacitação de 40h. As chamadas acontecem em total sigilo, em um espaço de escuta acolhedor e seguro e que alivia a ansiedade e o desespero.