RN recebe pela primeira vez treinamento em “Alfabetização pela Bíblia”


O Rio Grande do Norte receberá pela primeira vez a visita do pastor e educador Gilberto Stevão, e de sua esposa, Maria José de Lima Stevão, criadores do método “Alfabetização pela Bíblia”, ação que já organizou mais de 8 mil núcleos de leitura e escrita, tendo capacitado mais de 37 mil monitores e professores, em 170 denominações cristãs no Brasil e exterior.
Eles estarão em Parnamirim, na igreja Cristã Eterna Aliança, dias 27, 28, e 29 de abril, onde ministrarão curso para formar monitores e professores. Após a oficina, o que passaram pelo treinamento poderão aplicar o método para ajudar a combater o analfabetismo no Rio Grande do Norte. Estima-se que há mais de 400 mil analfabetos no Estado. No Brasil, esse número supera os 12 milhões de pessoas.
O curso de formação está sendo organizado pela educadora Cíntia Silva e pelo pastor Salomão Batista, com o apoio da Igreja Eterna Aliança.
A intenção é formar monitores e professores que possam, a partir desse aprendizado, agir como agentes multiplicadores, formando novos núcleos de alfabetização em escolas, igrejas, centros comunitários, entre outros núcleos; tanto em Natal quanto no interior do Estado.
O curso de formação para monitores requer o investimento de R$ 180,00. Já a aplicação do método para analfabetos é gratuita e, em geral, subsidiada por alguma igreja ou entidade que tenha interesse em dar apoio a iniciativas do tipo.
Método
O “Alfabetização pela Bíblia” foi criado em 1986. Segundo Gilberto Stevão, na época ele teve um sério problema de saúde e precisou ficar em casa, por ordens médicas. “Neste período, como pastor e com grande experiência como educador, comecei a ver a bíblia com certa particularidade e tive a ideia de criar um método para ensinar a ler com a Sagrada Escritura”, relembra.
O método já foi usado por 30 projetos de alfabetização para diversos públicos, incluindo refugiados do Haiti, africanos e sírios.
Serviço:
O quê: Treinamento em “Alfabetização pela Bíblia”
Quando: dias 27 (às 19h), 28 (manhã e tarde) e 29 (manhã)
Onde: sede da igreja Eterna Aliança (Av. Tenente Cordeiro, 400), Parnamirim
Investimento: R$ 180,00
Informações e inscrições: 84 99982 2595 e 99927 7656 (Cíntia ou Salomão)