Evite Esses 8 Erros ao Descongelar a Sua Carne!


Ter carne congelada em casa é uma opção muito prática e econômica. Você pode comprar já congelada, ou ir até o açougue e comprar tudo fresco, para depois congelar de acordo com as suas necessidades. O problema está na forma de descongelar quando você precisa, principalmente se estiver com pressa para fazer um prato em caso de visitas que apareceram repentinamente. 
Então, o que devemos fazer quando precisamos descongelar a carne rapidamente? Pois saiba que muitos de nós fazemos procedimentos que podem não ser nada seguros. Responda: você já deixou a carne descongelando em cima da pia, por exemplo? Isso pode ser extremamente prejudicial, pois está expondo o alimento, e, consequentemente, a sua família a algumas bactérias potencialmente mortais. 
Abaixo estão 8 erros comuns de descongelamento de carne que você precisa parar de fazer agora mesmo!
1. Você está descongelando sua carne em água quente 
Acredite ou não, mas descongelar a carne em água quente pode ser realmente um perigo para a sua saúde. As altas temperaturas servem como um terreno fértil para bactérias perigosas. Em vez disso, coloque sua carne embalada em uma tigela com água gelada para acelerar o processo de descongelamento de forma segura. 
2. Você descongela sua carne perto de suas guarnições e temperos 
Se a carne ainda estiver descongelando e você a colocar perto de guarnições e especiarias, isso pode deixar muitas pessoas realmente doentes depois de consumir o alimento. Portanto, você deve tomar cuidado extra para garantir que sua carne seja totalmente descongelada antes de colocar qualquer outro ingrediente. 
3. Você coloca sua carne na pia para descongelar 
Descongelar a carne em temperatura ambiente é um convite para uma tonelada de bactérias incrivelmente perigosas, principalmente na pia da cozinha. Em vez disso, descongele na geladeira em água gelada, ou, se você estiver com pressa, o micro-ondas também funciona bem! 
4. Você lava a carne para acelerar o processo de descongelamento 
Não há razão para lavar carne congelada ou descongelada. Fazer isso só espalhará bactérias para a pia, bancada, esponja e outros acessórios que estiver usando.
5. Você congela a carne que já foi descongelada anteriormente 
Se você prestar muita atenção, já deve saber que nunca deve descongelar algo em temperatura ambiente, certo? Portanto, faz sentido que não volte a congelá-lo. Uma vez descongelada, a carne deve ser totalmente utilizada. 
6. Você usa um secador de cabelo para descongelar 
Sim, acredite, muitas pessoas fazem isso! E se isso passar por sua cabeça, por favor, não faça isso de forma alguma! Além de não ser nada rápido, esse método não vai descongelar a carne uniformemente, o que pode contribuir para o aumento da produção de bactérias. 
7. Você descongela cortes grossos de carne na frigideira 
É possível descongelar pedaços e bifes finos de carne diretamente na frigideira, mas isso não vai funcionar em caso de cortes grossos. O resultado pode ser uma carne tostada demais por fora e crua por dentro, além do perigo de bactérias. 
8. Você não lava as mãos depois de manusear carne descongelada 
Só porque a carne está congelada, isso não significa que não há muitas bactérias na superfície que possam se espalhar por toda a sua casa mais tarde. Lave sempre as mãos depois de manusear a carne descongelada.
Fonte: tiphero | Imagens: depositphotos

Nenhum comentário