CMN aprova projeto que amplia fiscalização contra atuação de guias de turismo clandestinos


A Câmara Municipal aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (24) a proposta que amplia a fiscalização contra o trabalho clandestino de guias de turismo em Natal. A iniciativa do vereador Felipe Alves (MDB) especifica a secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo como um dos órgãos fiscalizadores, bem como fixa multa para quem for flagrado atuando de maneira irregular. A proposta segue agora para sanção do executivo municipal.
Felipe Alves celebrou a aprovação da matéria, destacando a importância dos guias que atuam de forma legalizada para o turismo da cidade. O vereador lembra que o setor turístico é o mais importante da economia local e precisa primar pela oferta de bons serviços e o combate à atuação dos guias clandestinos representa a proteção aos profissionais legalizados, bem como para os turistas: “Esta era uma reivindicação antiga da categoria e vai trazer muitos ganhos para todo o setor turístico da nossa cidade”, declarou Felipe.
Para o presidente do sindicato dos Guias de Turismo do Rio Grande do Norte, Júnior Lima, a capital potiguar se coloca na vanguarda em termos de fiscalização e combate ao exercício ilegal da profissão de guia de turismo: “Demos um passo significativo em direção a valorização do profissional legal que se preparou da forma correta para atender aos visitantes da nossa cidade. Agradecemos a sensibilidade do vereador Felipe Alves e dos demais parlamentares da nossa cidade que aprovaram a matéria”.