Artesãos potiguares vão a Brasília participar do 10º Salão do Artesanato


O artesanato potiguar estará em exposição para todo o Brasil até o dia 8 de abril, em Brasília, na 10º edição do Salão do Artesanato, que está sendo realizado no pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, das 16h às 22h. 

O Salão do Artesanato é uma iniciativa de valorização do artesanato brasileiro, que abre caminhos para novos espaços de mercado, por meio de ações como as rodadas de negócios, onde são estabelecidos diálogos diretos entre artesãos e exportadores.

Foram selecionados 10 artesãos que estão ocupando um espaço de 50 metros quadrados, onde será comercializado produtos de tipologias características do Rio Grande do Norte como junco, bordados, cerâmicas, rendas.

“Esse Salão vai proporcionar aos nossos artesãos um espaço fora do RN para mostrar a nossa cultura, a nossa arte popular. É uma ação de Governo que incentiva que nosso artesanato cresça com qualidade e se torne fonte de renda e dignidade para milhares de famílias”, explica o secretário do trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Vagner Araújo.

A participação dos artesãos foi viabilizada com recursos projeto Governo Cidadão por meio do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial que tem como umas das metas oportunizar novos acessos de mercados para grupos que trabalham com economia solidária. Os artesãos foram selecionados por meio de chamamento público, realizado pelo Programa Estadual de Artesanato (Proarte-RN), ocorrido no mês de março.

A Sethas-RN atua na valorização, divulgação e comercialização dos trabalhos realizados por artesãos independentes, associações, cooperativas e grupos de produções dos 167 municípios. Atualmente, o artesanato potiguar consolida-se como uma fonte de renda para cerca de 15 mil famílias que vivem do ofício.