Presidente da CMN participa do Congresso Estadual de Vereadores do Rio Grande do Norte


O presidente da Câmara da Municipal de Natal, vereador Raniere Barbosa, participou, nesta quinta-feira (22), da abertura do Congresso Estadual de Vereadores do Rio Grande do Norte. Com o objetivo de qualificar e capacitar vereadores, o evento, realizado junto à Etapa Natal do Encontro Nacional de Legislativos Municipais, acontece até amanhã (23), no Quality Hotel, em Natal. 
“É um Congresso importante porque valoriza o legislativo municipal e fortalece institucionalmente as Câmaras capacitando os vereadores através de boas palestras e bons ensinamentos. Isso faz com que o Poder Legislativo tenha bons resultados em defesa da população”, afirmou Raniere Barbosa, que também é presidente da Federação das Câmaras Municipais do RN (FECAM). 

De acordo com Gilson Conzatti, presidente da União do Vereadores do Brasil (UVB), o evento, organizado pela UVB em parceria com a União dos Vereadores do RN (UVERN) e FECAM, conta com a participação de 150 vereadores do RN.

“A UVB tem trabalhado sempre para qualificar os homens e mulheres do Poder Legislativo, levar conhecimentos, através de palestras e troca de experiências, porque acredito que o vereador precisa cada vez mais buscar conhecimentos para ser mais combativo, para fiscalizar melhor e entender o papel dele como vereador”, explicou Gilson. 

Para o presidente da UVERN, Bruno Melo, a capacitação do vereador beneficia a população. “Quando o vereador está bem capacitado, pronto para fazer o que a lei manda, quem ganha com isso é a população do município que terá um parlamentar com uma boa bagagem para legislar e fiscalizar”, disse Bruno.

A programação do Congresso conta com palestra sobre o Papel Fiscalizador do Poder Legislativo, Fortalecimento do Poder Legislativo, Mulheres nas Esferas de Poder, entre outros temas.
“Estamos tratando de diversos temas, entre eles, a temática da mulher pois constatamos que somente 13% das mulheres estão presentes no parlamento municipal”, concluiu o presidente da UVB.