Praia da Redinha está imprópria para o banho


Os banhistas que planejam aproveitar o domingo (11) nas praias de Areia Preta (zona Leste), Redinha (zona Norte) e o balneário do Rio Pium (Parnamirim) devem ser evitados pelos banhistas segundo o boletim de balneabilidade divulgado pelo Programa Água Azul, que as consideraram impróprias para banho.
A ação desenvolvida em parceria pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Instituto de Defesa do Meio Ambiente (IDEMA) que tomam base pela quantidade de coliformes fecais encontrados nas águas das praias monitoradas e de acordo com o estabelecido em resolução pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Classificação da Balneabilidade o Conama
Segundo a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 274 do ano de 2000, as águas doces, salobras e salinas, destinadas à recreação de contato primário, podem ser classificadas em quatro categorias: excelente, muito boa, satisfatória e imprópria. Essas categorias são podem ser usadas como critério de enquadramento as quantidades de coliformes fecais encontradas em um conjunto de cinco amostras, coletadas durante semanas consecutivas.
As categorias de balneabilidade excelente, muito boa e satisfatória podem ser reunidas em uma única categoria denominada Própria. Mesmo apresentando valores de coliformes fecais inferiores a 1000, uma praia poderá ainda ser classificada como Imprópria  quando houver incidência relativamente elevada ou anormal de doenças por veiculação hídrica; apresentar sinais de poluição por esgotos, perceptíveis pelo olfato ou visão; acusar recebimento regular intermitente ou esporádico de esgotos por intermédio de valas, corpos de água ou canalizações, inclusive galerias de águas pluviais.
Também podem se enquadrar na categoria de Imprópria aquelas que indicarem a presença de resíduos ou despejos, sólidos ou líquidos, inclusive óleos, graxas e outras substâncias capazes de oferecer riscos à saúde ou tornar desagradável à recreação; apresentar pH menor que 5 ou maior do que 8,5; acusar, na água, presença de parasitas que afetem o homem ou a constatação da existência de seus hospedeiros intermediários infectados e outros fatores que contraindiquem, temporária ou permanentemente, o exercício de recreação de contato primário.
CATEGORIA LIMITE DE NMP DE COLIFORMES FECAIS / 100 ml
EXCELENTE: Máximo de 250 em 80% ou mais das amostras
MUITO BOA: Máximo de 500 em 80% ou mais das amostras
SATISFATÓRIA: Máximo de 1000 em 80% ou mais das amostras
IMPRÓPRIA: Acima de 1000 em mais de 20% das amostras


portalnoar