Câmara recebe visita de embaixador israelense


O embaixador de Israel, Yossi Shelley, esteve na manhã desta quarta-feira (28) na Câmara Municipal de Natal para uma visita de cortesia. Na ocasião foi recepcionado pelo presidente da Casa, Raniere Barbosa e vereadores. O embaixador estava acompanhado pelo presidente do Centro Israelita do Rio Grande do Norte (CIRN), Samuel Max Gabbay e conversou com os parlamentares sobre assuntos em comum entre seu país e o Rio Grande do Norte, como a questão da seca, tecnologia e segurança.

"É a primeira vez que vistamos oficialmente o Rio Grande do Norte e esta cidade. Estamos aprendendo como é e o que se passa aqui. Conversamos com os vereadores sobre alguns assuntos como a falta de água e como é possível melhorar essa crise por aqui", disse Yossi Shelley, que visitou as dependências da Casa e também foi recebido no Plenário Érico Hackdrat, onde ocorria a sessão ordinária.

Durante a visita, Raniere Barbosa presenteou o embaixador com o livro comemorativo aos 400 anos da Câmara Municipal e recebeu dele o livro "Faça-se Água", que relata como Israel conseguiu superar a crise hídrica e produzir em meio ao clima árido. "Israel  tem muito a oferecer para o estado em termos de tecnologia de utilização hídrica e de segurança pública, onde o país é referência e quer contribuir com o mundo para melhorar a qualidade de vida da população", enfatizou o presidente do CIRN.

Para o vereador Raniere Barbosa, ter um representante de Israel proporcionou uma satisfatória troca de experiências. "Pela capacidade que o embaixador pode transferir para nós, de um estado que sofre de carência de água, a potencialidade adquirida por Israel nesta área. Espero que os governos saibam aproveitar essa troca de informações e quem sabe podermos aplicar tecnologias encaminhadas pelo governo de Israel", declarou. Os vereadores Carla Dickson (PROS), Franklin Capistrano (PSB), Sueldo Medeiros (PHS), Felipe Alves (MDB), Dickson Júnior (PSDB) e Aroldo Alves (PSDB), também recepcionaram o embaixador.
A Câmara já tem uma relação amigável com a comunidade israelita. Propôs e aprovou a Lei 6607/2016, que instituiu no calendário oficial do município de Natal, o Dia Municipal em Memória às Vítimas da Inquisição no Brasil, a ser realizado anualmente no dia 31 de março e, no ano passado, através de proposição da 
vereadora Ana Paula (PSDC), realizou sessão solene alusiva ao Dia municipal em memória às vítimas da inquisição no Brasil, homenageando o Centro Israelita do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário