Câmara de Natal adere a parceria da FECAM com ITEP e Procon estadual


A Câmara Municipal de Natal está aderindo ao convênio firmado entre a Federação das Câmaras Municipais (FECAM) e o Governo do Estado para viabilizar alguns serviços do ITEP e do Procon.O convênio foi assinado hoje (26) entre as instituições durante assembleia da federação, que é presidida pelo vereador Raniere Barbosa (PDT), também presidente do legislativo natalense. Na ocasião, a diretoria da FECAM prestou contas às câmaras filiadas.

A Câmara de Natal já conta com um Procon Legislativo, que agora terá seu serviço ampliado. De acordo com o diretor do órgão na Câmara de Natal, Carlos Alberto Freire, o Procon estadual passa a dar acesso a toda a base de dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor - SINDEC. "Este convênio reforça o Procon da Câmara que poderá agilizar toda a parte administrativa para viabilizar os processos, deixando para o Executivo autuar e multar, se for o caso. Isso traz celeridade para o consumidor resolver os seus conflitos", declarou. Já com o ITEP, as câmaras poderão dar entrada aos pedidos de emissão de 1ª via de identidade e também para o público idoso.

O governador Robinson Faria compareceu ao encontro para a assinatura do convênio e enfatizou que a parceria faz com que o governo do estado chegue a todos os municípios que suas respectivas câmaras aderirem. "Fortalece os municípios e dá dignidade ao munícipe que ganha mais facilidade em suas cidades para ter acesso a estes serviços. Nossas ações se fazem com parceria e esse convênio vai ampliar a cidadania ao povo do Rio Grande do Norte através das câmaras", destacou o chefe do Executivo estadual.

Mais de 90% das 162 câmaras filiadas à FECAM já confirmaram adesão à parceria.  Para Raniere Barbosa, isso traz o fortalecimento das instituições envolvidas. "É importante trabalharmos para que serviços do governo cheguem a todo o estado com as câmaras dando musculatura. Na Câmara de Natal, por exemplo, teremos o serviço do Procon ampliado e com o ITEP planejamos para que, no segundo semestre, também possamos trabalhar com emissão de 2ª e 3ª vias de identidade numa parceria que facilita o acesso e a mobilidade do cidadão a estes serviços. É a modernização do legislativo que ganha força através de serviços de cidadania", declarou o parlamentar.