Novo golpe do WhatsApp promete isenção do IPVA


A isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) virou mais uma isca utilizada pelos criminosos na internet. Em um novo golpe, propagado pelo WhatsApp e notificações emitidas pelos navegadores, especialmente o Google Chrome, uma mensagem promete isenção do pagamento do IPVA, em um suposto projeto social do governo federal.

Segundo a empresa de cibersegurança Kaspersky Lab, o primeiro mês de 2018 já registrou mais de 2 milhões e meio de vítimas desses ataques no Brasil, e essa campanha segue as mesmas táticas de outras disseminadas na plataforma e identificadas nesse começo de ano. Ao clicar nos links, as vítimas são direcionadas para uma página, que solicita que a mensagem seja compartilhada com outras pessoas.

Confira dicas para se proteger:
Desconfie de links recebidos: mesmo que um amigo envie a mensagem, é preciso duvidar da veracidade. Procure sempre confirmar no site oficial da empresa qualquer informação, principalmente em relação a promoções, benefícios e vagas de emprego
Cuidado com o mouse (ou o touch): nunca clique em links de e-mails suspeitos, banners em sites ou acesse sites desconhecidos.
Use aplicativos se segurança: alguns programas impedem o acesso aos sites maliciosos.

Extra