Verão Digital tem câmeras de monitoramento e wi-fi livre no litoral


A 9º edição do projeto Verão Digital, realizado pela Prefeitura de Parnamirim, por meio do Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação (GCTI) está disponibilizando 20 câmeras de monitoramento no litoral do município e 20 pontos de wi-fi livre para o acesso por moradores e veranistas, de 1º de janeiro a 15 de fevereiro de 2018.
Dados do 3º Batalhão da Polícia Militar do RN mostram que o projeto Verão Digital reduziu em quase 80%, o número das ocorrências policiais no verão. Quando foi iniciado, em 2009, algo semelhante no Brasil só existia em Copacabana, no Rio de Janeiro.
"O projeto Verão Digital facilita a comunicação virtual entre os turistas e moradores do litoral durante o veraneio e permite a disponibilização de informações importantes sobre os serviços da Prefeitura neste mesmo período", explica Dario Medeiros, Secretário Adjunto do GCTI.
E o alcance do projeto vai mais longe. O trânsito no litoral é monitorado por câmeras desde a Feirinha de Pium, passando pelo Portal de Pirangi, área da praça São Sebastião e as vias de ida e volta do Maior Cajueiro do Mundo.  
"As imagens das 20  câmeras de monitoramento, 14 delas instaladas o ano inteiro, são vistas por técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SETRA) e pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) de Natal/RN", detalha o Secretário Adjunto do GCTI, Dario Medeiros.
Já os 20 pontos de rede wi-fi livre cobrem da feirinha de frutas de Pium, passando por toda a Avenida Deputado Márcio Marinho, do Maior Cajueiro do Mundo, até às proximidades do Portal de Pirangi (Rotatória) e a Aveida Beira-Mar. O sinal, em cada um dos 20 pontos, cobre um raio de aproximadamente 300 metros, a partir de cada antena.
Os recursos financeiros para o projeto serão originários da Prefeitura Municipal, com execução pela RN Internet, com apoio do GCTI. Confira nos anexos, a localização dos hotspots e das câmeras de monitoramento no litoral.

Nenhum comentário