Secretaria de Educação do RN lança aplicativo para realização de matrículas


Desenvolvido para aumentar a acessibilidade e dar mais comodidade na hora da realização da matrícula de novos alunos, a Secretaria de Educação e Cultura do RN lançou sábado (20), para alunos e responsáveis que desejem ingressar na rede estadual de ensino, o aplicativo Matrícula Escolar RN.
O dispositivo traz mais uma opção para a solicitação da matrícula, que é realizada online, através do site sigeduc.rn.gov.br. Caso o estudante ou responsável não consiga solicitar a matrícula por essas plataformas, há também a possibilidade de se dirigir à própria escola ou à Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC) responsável ou à Central de Matrículas, localizada no andar térreo da Secretaria de Educação.
Para realizar a matrícula, o estudante ou responsável deve escolher em qual tipo de ensino deseja solicitar a vaga – tendo como opções o ensino médio regular e o integral –, selecionar as opções apresentadas como o turno a ser cursado, e incluir as informações pessoais solicitadas. Não é necessário criar login e senha para ter acesso às funções do aplicativo.
"A Secretaria de Educação tem procurado se aproximar dos seus públicos por meio de ferramentas digitais. Este App se junta a outros já criados. Esperamos que possa ser bem utilizado pela população”, destacou a Secretária de Educação, Claudia Santa Rosa.
Após a solicitação concluída, é preciso imprimir o comprovante e aguardar o processamento da matrícula. Após o deferimento, o estudante tem um prazo de 5 dias corridos para comparecer à escola com os documentos solicitados no comprovante para efetivar a matrícula.
“A tecnologia está cada vez mais avançada e a educação precisa acompanhá-la” afirma Ana Paula Flor, coordenadora da Central de Matrículas da Secretaria.
O aplicativo encontra-se disponível no  Play Store e pode ser baixado por todos os pais e alunos da rede pública. Para instalar, basta conectar o celular à internet e baixar o aplicativo.
Hoje (22) começaram as matrículas para os novos estudantes, que seguem até o dia 09 de fevereiro. 

Mais novidades
Em termos de tecnologia, em fevereiro será lançado de um módulo para a Escola Presidente Kennedy no SigEduc, que deve contar com as mesmas funções do aplicativo desenvolvidas exclusivamente para alunos da instituição de ensino.