Agropecuária: Governo do RN fortalece pecuária leiteira com investimento de R$ 15 milhões


Os pequenos produtores rurais do Rio Grande do Norte estão ganhando novas máquinas agrícolas, veículos e equipamentos permanentes para aumentar a produtividade dos negócios no interior do Estado. A entrega do material foi feita na manhã desta sexta-feira (19) pelo governador Robinson Faria, na fazenda da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), em Parnamirim. Ao todo, o Governo do Estado está investindo quase R$ 15 milhões no programa de Fortalecimento da Pecuária Leiteira Bovina e Caprina do RN, através de empréstimo com o Banco Mundial por meio do programa Governo Cidadão.

O objetivo é equipar as oito fazendas da Emparn e as 10 regionais do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) com novos equipamentos para facilitar e melhorar a produtividade dos trabalhadores rurais.

"Estamos fazendo um dos maiores investimentos na agropecuária do Rio Grande do Norte. Os produtores rurais do interior do estado terão a oportunidade de trabalhar com tecnologias importantes para melhorar a produção, aumentar a competitividade e minimizar os efeitos da estiagem. Há sete anos convivemos com a seca prolongada e estamos buscando alternativas para minimizar esse problema, oferecendo mais estrutura para o homem do campo", ressaltou Robinson Faria.

Ao todo, seis projetos estão sendo desenvolvidos dentro do programa. Cerca de três milhões de mudas de palma forrageira serão distribuídas; kits de inseminação artificial para bovinos foram adquiridos; tanques de resfriamento de leite serão disponibilizados para os cerca de 2.500 produtores do estado; além de maquinário para produção e armazenamento de forragem e feno.

“O governo vem investindo em ações que colaborem para a melhoria da produção dos trabalhadores rurais. Apenas para os produtores de leite, são 50 tanques que vão ampliar em 75 mil litros diários a capacidade de resfriamento. Na distribuição da palma forrageira, 1.700 produtores serão beneficiados. São números que mostram o comprometimento do Executivo com o desenvolvimento deste setor produtivo”, informou o secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Guilherme Saldanha.

O diretor presidente da Emparn, Alexandre Wanderley, explicou que parte do maquinário entregue “é para estruturar o primeiro Centro de treinamento para formação de inseminadores e para melhoramento genético do rebanho leiteiro bovino e caprino”.
O presidente da Federação da Agricultura do RN, José Vieira, elogiou a iniciativa do Governo e afirmou que “ações como essas são fundamentais para o fortalecimento dos produtores e para diminuir os custos dos trabalhadores rurais”.

Nenhum comentário