Natal oferece serviço especializado para pessoas com HIV


Apesar das ações de prevenção ao HIV/Aids se intensificarem durante o ‘Dezembro Vermelho’, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém, durante todo o ano, um serviço voltado para pessoas soropositivas residentes de Natal.
O Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids e Hepatites Virais (SAE), funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, no Centro de Especialidades Integradas Leste II (CEI Leste II), no bairro do Alecrim.
O SAE tem o intuito de promover o atendimento às infecções de AIDS e Hepatites virais. Atualmente o serviço conta com cerca de 1.800 usuários cadastrados, os quais são atendidos por uma equipe multidisciplinar entre médicos, nutricionista, técnicos em enfermagem, psicólogos, farmacêuticos entre outros profissionais.
Desde 2014, a SMS promove o treinamento de todos os técnicos atuantes nas unidades básicas para realização do teste rápido. “Os pacientes que apresentam resultados positivos nos exames, são encaminhados para o SAE. Tantos pacientes de unidades básicas de saúde, quanto de serviços particulares. Aqui eles são acolhidos, passam por novos exames e agendam consulta com um médico. Então passam a ser acompanhados pela equipe”, destacou Josimar Paiva, administrador do CEI Leste II.
Os usuários do serviço dispõem ainda de palestras promovidas por diversos grupos, consultas de enfermagem, orientação, distribuição da medicação e um programa de oferta de leite para aquelas mães infectadas que não podem amamentar seus filhos até os 6 meses de idade, mantendo-as em observação até 1 ano e 6 meses de idade para garantir que não haverá infecção.