Google lança app que libera espaço interno do seu smartphone


O Google lançou nesta terça-feira (5) o novo gerenciador de arquivos da marca, o Files Go. O aplicativo gratuito não só organiza documentos, fotos e vídeos que os usuários do Android guardam no celular como também limpa a memória do dispositivo.

Assim como o Datally, que gerencia o gasto de internet móvel pelo celular, o Files Go foi desenvolvido pela empresa para atender consumidores de países emergentes.
Disponível apenas para smartphones com o sistema operacional Android (a partir do Lollipop 5.0), o app estava em fase de testes desde novembro deste ano.
Funções
Controle: o aplicativo faz um diagnóstico do espaço útil e quanto dele já está sendo ocupado, apontando os programas mais consomem memória interna.
Limpeza: após apontar os vilões, o Files Go começa a sugerir ações para poupar espaço, como excluir aplicativos não usados nas últimas semanas, apagar o cache de outros apps, deletar arquivos grandes e imagens repetidas.
Transferência de arquivos: o aplicativo possui um sistema de transferência de arquivos que não usa dados de internet e funciona apenas para celulares próximos, semelhante ao Bluetooth, só que mais ágil e seguro.