FJA lança revistas e abre mostra "Privado é Público"


Nesta quarta-feira (20/12) a partir das 19h o Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, promove uma noite especial de lançamentos que contemplam o campo das artes visuais, o audiovisual e a literatura norte-rio-grandense.

Na Galeria Newton Navarro, localizada na entrada fundação, serão apresentadas a edição nº 2 da Revista Virtual Carcará e da  edição 29 da Revista Preá. Também haverá a abertura da exposição coletiva Privado é Público que exibe parte do acervo da futura Pinacoteca de Mossoró.

Privado é Público
A FJA realiza o lançamento da mostra “Privado é Público” destinado a levar à admiração pública as coleções de artes particulares, guardadas nas residências dos colecionadores e fora do domínio público.  

Trata-se da exposição de uma parte do grande acervo da diretora da fundação, Isaura Rosado, que será entregue por comodato para a criação da Pinacoteca de Mossoró. A curadoria é de Dione Caldas.  

São mais de 700 obras de onde foram selecionadas para esta exposição cerca de 100, mostrando um breve panorama dessa coleção que tem um enorme acervo das obras de Dorian Gray, Jussier, Manuelito, Mária do Santíssimo, Vicente Vitoriano, Fé Córdula, Dione Caldas, Thomé Filgueira, Iaponi, Leopoldo Nelson e os naifes potiguares e mais que isso, quadros e objetos do potiguar Abraham Palatinik e até o precursor do nosso modernismo Murilo Lagreca.  Pintores de projeção nacional como Tarsila do Amaral e Gerson do Carmo, Ariano Suassuna, Francisco Cuoco, Salvador Dali, gravadores, escultores e desenhistas. 

A exposição estará aberta ao público na Galeria Newton Navarro, de segunda à sexta, no horário das 8h às 17h. 

Preá

Criada há 15 anos como uma das publicações que marcaram época no cenário da gestão pública-cultural do RN, a Revista Preá volta a circular, trazendo matérias especiais sobre a Cantata para os Santos Mártires, espetáculo encenado em municípios do RN, o projeto RN Criativo e o investimento do Governo do RN ao setor cultural.

Na publicação há textos assinados pelo diretor da FJA, Iaperi Araújo (“A Descoberta do Rio Grande”, e pelo Coordenador de Livro e Leitura Ailton Medeiros (“Mérito à Cultura”).  Responsável pela edição da revista, o editor Mário Ivo Cavalcanti escreve o texto “O Maior Encontro de Filarmônicas da História”. Nesta edição, Sófia Bauchwitz é  a responsável pelas ilustrações.

Carcará

A Revista Carcará, chega ao segundo número de forma virtual, editada pelo jornalista Rodrigo Hammer trazendo matérias e artigos que analisam o atual panorama do audiovisual potiguar.  Um dos destaques é uma memória sobre a contribuição do crítico Berilo Wanderley. O premiado curta “Em Torno do Sol”, de Júlio Castro e Vlamir Cruz ganha uma análise sobre o caminho trilhado para a ficção científica.
Há ainda textos sobre o projeto Setcenas, o curso de Animação da UNP, o processo de escolha de atores e uma entrevista com o presidente do Cineclube Natal, Nelson Marques, dentre outros temas.
A nova “Carcará” está disponível para leitura através do site www. cultura.rn.gov.br.