Câmara homenageia profissionais que lutam contra a Aids


Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene na tarde desta terça-feira (12) em alusão ao Dezembro Vermelho para homenagear profissionais que se dedicam ao combate e prevenção à Aids e a outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
O vereador Fernando Lucena (PT), presidente da Comissão de Saúde e propositor da sessão, lembrou da importância de reconhecer o trabalho desses profissionais no combate às DSTs. "Queremos homenagear toda essa gente lutadora, batalhadora mesmo, profissionais envolvidos nessa luta que vem desde o preconceito até a falta de recursos. Uma luta solidária e muitas vezes solitária. É preciso parabenizar a importância dessas pessoas que trabalham nessas três frentes: prevenção, tratamento e combate ao preconceito. Essa sessão solene é para dizer que tem gente lutando nessa área e que a Câmara e a Comissão de Saúde apoiam essas pessoas", avisou.
O vereador Franklin Capistrano (PSB), que é médico e também integrante da Comissão de Saúde, destacou os avanços da Medicina no combate às doenças sexualmente transmissíveis e reafirmou o apoio da comissão de trabalho da Casa. "A Comissão de Saúde está aberta para trabalharmos juntos. Vamos repetir sempre o dezembro vermelho em defesa da vida de todos para que a gente possa, através do tempo controlar a expansão do HIV no nosso município, no nosso Estado, no Brasil e no mundo", garantiu.
Um dos homenageados, João Bosco Filho, apoiador do Moodle Contra a Aids e professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), agradeceu a honraria, mas pontuou que é preciso combater o preconceito. "O preconceito é um dos maiores desafios. A doença vem carregada de estigma. Existem questões culturais que foram construídas, mas que precisam ser destruídas. Ideias de que populações ou grupos de risco concentram a doença. Não podemos aceitar. A gente não pode permitir que aceitemos a vinculação do HIV Aids a grupos de pessoas", desabafou.
Também participou da entrega dos diplomas o vereador Preto Aquino (PEN), outro integrante da Comissão de Saúde. Foram homenageados profissionais da saúde, secretários, profissionais da área da saúde e coordenadores de frentes de trabalho contra as DSTs.