Audiência pública discutiu as condições críticas da RN-404 em Porto do Mangue


A Assembleia Legislativa do RN realizou nesta quinta-feira (30), no Ecoposto do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), em Porto do Mangue uma audiência pública para buscar soluções para a RN-404, rodovia que une os municípios de Areia Branca e Porto do Mangue e que está ameaçada pela transitoriedade das dunas, que avançam sobre a estrada. A proposição foi do deputado estadual Manoel Cunha Neto, “Souza” (PHS).
 
O debate reuniu lideranças políticas da região da Costa Branca, empresários da indústria salineira que exploram atividade em Porto do Mangue, moradores do município e da praia do Rosado.
 
Além do deputado Souza esteve na mesa de debate, o prefeito de Porto do Mangue, Sael Melo, o coordenador técnico do IDEMA, Haniel Pessoa, o secretário de infraestrutura, Jader Torres, secretário adjunto de turismo, Jurandir Alves, o presidente da câmara municipal, Joao Cirilo e o presidente do sindicato dos trabalhadores de Porto do Mangue, Mamedio Amaro.
 
Nos encaminhamentos dos debates ficou definido que seriam adotadas medidas a curto prazo conforme autorização especial outorgada pelo Idema para liberação do trecho mais crítico da RN. O Instituto irá apresentar nos próximos 60 dias, estudo técnico de viabilidade de um novo trajeto a ser definido para RN-404.
 
O secretário de infraestrutura, Jader Torres se comprometeu em viabilizar junto ao DER a operação tapa buraco. O secretário adjunto de turismo, Jurandir Alves falou do empenho do deputado Souza em buscar viabilizar a sinalização turística do polo Costa Branca que já foi licitado pelo Governo do Estado.
 
Como medidas a longo prazo, os órgãos envolvidos se comprometeram em apresentar estudos técnicos e ambientais e projetos executivos de um novo trajeto para RN-404.