Setur RN facilita emissão de credencial para bugueiros


A atividade do buggy é um dos maiores cartões postais do Rio Grande do Norte. E para facilitar a vida de quem proporciona esses passeios emocionantes aos nossos turistas, a Secretaria de Estado do Turismo do RN adquiriu novo equipamento para emissão das credenciais dos bugueiros no momento da renovação. A ideia é diminuir burocracia e incentivar a regularização da situação desses profissionais.

“O crescimento do turismo passa, necessariamente, pela oferta de bons serviços. E a atividade do buggy precisa estar toda regularizada, desde o veículo ao profissional. Um dos gargalos desse sistema era a necessidade de o bugueiro voltar para pegar a credencial após o processo de renovação. Muitos não voltavam e, embora credenciados, rodavam sem o documento necessário”, frisou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

Para o Presidente do SINDBUGGY, Luiz Thiago, essa conquista representa um avanço na prestação do serviço e resgata a valorização do bugueiro que passou anos sem sua identificação profissional que é reconhecida por lei especial 8.817/2016 - RN. 

Como lembra a subcoordenadora de Operações Turísticas, Sthefanie Marinho, o novo equipamento elimina o serviço terceirizado junto às gráficas. “Fazemos tudo por aqui: tiramos a foto do bugueiro e, se toda a documentação necessária à renovação estiver de acordo, emitimos a credencial na mesma hora”.

“Trabalhar com uma credencial oficial é muito importante para os bugueiros, porque dá confiança ao turista e credibilidade para o trabalho feito dentro da lei, de forma regularizada junto ao Estado”, opinou o bugueiro Luciano da Silva, profissional há mais de uma década, no ato da entrega imediata da credencial. Hoje a Setur RN possui um cadastro de 722 bugueiros credenciados.

Nenhum comentário