Programa do Senac premia mais de 20 empresas com boas práticas de manipulação de alimentos no RN


Mais de 20 empresas instaladas no Rio Grande do Norte foram premiadas na edição 2017 do Programa Alimento Seguro, Senac RN, instituição do Sistema Fecomércio. O PAS, criado em 1998, é um projeto que certifica empresas de diversos segmentos que adotaram boas práticas de manipulação e procedimentos de qualidade dos alimentos oferecidos a população. A cerimônia de premiação aconteceu na última quarta-feira (1º), no hotel Holiday Inn.

No segmento Distribuição, o grande destaque foram os supermercados da Rede Nordestão que ganharam prêmios pelas unidades: Alecrim, Petrópolis, Cidade Jardim, Lagoa Nova, Santa Catarina, Igapó, Tirol, Maria Lacerda e a Central de Panificação. Além deles, o supermercado Hiper Queiroz de Mossoró e Quality Distribuidora de Alimentos foram agraciados com a homenagem.

“É um prazer fazer parte do PAS e essa homenagem se estende aos gerentes das unidades que fazem cumprir o treinamento e orientações dadas pelos profissionais do Senac. O Nordestão tem duas fases, antes e depois da implantação do PAS”, afirmou o presidente da Rede Nordestão, Manoel Etelvino de Medeiros, que estava acompanhado do também diretor da rede e vice-presidente da Fecomércio RN, José Geraldo de Medeiros.

No segmento Mesa, oito unidades do Nordestão ganharam o Selo PAS 2017, como também as empresas Aliança Recepções, Ponta Distribuidora de Alimentos e Serviços, Meio Dia Refeições Industriais, PJ Refeições Coletivas e a Cafeteria Três Corações. Em nome das empresas, a gerente administrativa das cafeterias Três Corações no Rio Grande do Norte e Ceará, Deyse Ferreira, falou da “honra em participar do PAS”. “As cafeterias são o nosso cartão de visitas, é onde o consumidor prova os nossos diversos produtos. O PAS garante a qualidade na mesa do nosso cliente e queremos ser parceiro do Senac sempre”, declarou.

O diretor Regional do Senac RN, Fernando Virgilio, comentou a importância do empresariado em investir no PAS, o que mostra a preocupação em oferecer o melhor para o consumidor. “Além da qualidade do produto, o bom atendimento, os empresários têm coragem de investir buscando sempre o melhor, principalmente no momento econômico que vivemos”, completou.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, comentou que há 16 anos o Senac é o responsável em assegurar a excelência das boas práticas nas empresas do Comércio, Serviço e Turismo do estado, tornando-se referência.

“Nós abraçamos o desafio de não apenas auditar, mas de ajudar e coordenar ações das empresas potiguares na empreitada de se adequar às exigências da certificação. Acredito que esta visão diferenciada do Sistema Fecomércio, através do Senac como entidade certificadora comprometida com o mercado potiguar, tem sido determinante para o sucesso de ambos os lados”, reforçou Queiroz.

Programa de Boas Práticas em Resíduos Sólidos

O evento do PAS Senac também marcou o lançamento do Programa de Boas Práticas em Resíduos Sólidos para o grupo de empresários e gerentes de empreendimentos potiguares. A consultora técnica do programa no Senac, Maria Juliana de Souza, apresentou como funciona a implantação do projeto em quatro fases.

“O programa leva para a empresa melhorias e adequações no gerenciamento dos resíduos sólidos, uma vez que o tema desenvolvimento sustentável ganha tanto destaque, ganhando a atenção dos consumidores. Uma tendência e oportunidade para as empresas e empreendimentos. O projeto pode ser aplicado em condomínios, salões de beleza, hotéis, restaurantes, supermercados e farmácias”, exemplificou Juliana.