Prefeitura de Extremoz forma em Libras professores, diretores, ASGs e estagiários


A Prefeitura de Extremoz formou a primeira turma de profissionais que trabalham na Educação no curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa visa a inclusão social de estudantes surdos da rede pública municipal de ensino. A entrega dos certificados foi realizada nesta segunda-feira (06), na Universidade Aberta do Brasil (UAB) - Polo Darcy Ribeiro – para 30 profissionais, incluindo professores, diretores, ASGs e estagiários.

Segundo o secretário de Educação de Extremoz, José Eliê Ribeiro, os profissionais formados nessa primeira fase passarão por outras etapas de capacitação para aperfeiçoar ainda mais o aprendizado em Libras. Ele acrescenta que o curso também será repetido no próximo ano para novos profissionais.

O curso de 40 horas foi ministrado pela especialista em Libras, Kalipsa Duarte, que é coordenadora de Educação Especial na rede de ensino; e pela estudante do curso de Letras com habilitação em Libras da UFRN, Sthefannie, que é surda e estagia no município como intérprete para uma criança. Kalipsa afirma que atualmente a rede municipal tem três alunos surdos nas comunidades de Araçá, Grutas e em Pitangui e todos são atendidos por intérpretes de Libras.

“A questão de capacitar o profissional é garantir a acessibilidade e a permanência do aluno surdo na escola. A Língua Brasileira de Sinais é o meio pelo qual o surdo se comunica, então além de inclusão, garante a permanência do aluno na escola e a inserção dele na sociedade”, afirma Kalipsa Duarte.

O prefeito de Extremoz, Joaz Oliveira, participou do evento e falou sobre a importância do curso. “Essa capacitação em Libras permitirá que os profissionais transmitam com maior facilidade e eficiência o precioso conhecimento aos nossos alunos surdos. Com isso estamos igualando as oportunidades para que todos possam estudar e sonhar em ser o que quiserem ser profissionalmente”, conclui o prefeito.