Noite de abertura do 2º Tanz Festival de Dança emociona o público


O palco do cine Teatro de Parnamirim/RN recebeu na noite desta quinta-feira (2) um belo espetáculo que marcou a abertura oficial do 2º Tanz Festival de Dança - que contou com a participação de bailarinos do Rio Grande do Norte e da Cia Brasileira de Ballet, do Rio de Janeiro.

A noite de gala foi iniciada com o solo “Perto do Sol”, uma linda homenagem da bailarina potiguar Carla Gameiro para sua mãe Solange Gameiro, falecida no início deste ano, que durante muito tempo dirigiu a Escola de Dança do Teatro Aberto Maranhão (Editam). A coreografia “Julieta, 1ª Variação” foi apresentada pela bailarina Meyriane Gonçalves (também do RN). A Cia de Dança Raulino, do RN, apresentou “Quando Tudo Vira Lembrança” com os bailarinos Tatyelli Raulino e Bruno Borges.

A Cia Brasileira de Dança, que mais uma vez veio abrilhantar a noite de abertura do Tanz Festival de Dança, trouxe 17 bailarinos que apresentaram o clássico A Bela Adormecida – “Bodas de Aurora – Suite 3º Ato” e a coreografia contemporânea “NATT”.
O espetáculo emocionou o público, que lotou o teatro. Na plateia, o prefeito de Parnamirim Rosano Taveira e parte de seu secretariado. O presidente da Fundação Parnamirim de Cultura, Haroldo Gomes falou em nome a administração municipal, que está promovendo e realizando a segunda edição do festival. Durante a cerimônia foi anunciada a realização da 3ª edição do Tanz Festival de Dança, para abril de 2018.

Apesar do espetáculo de abertura ter ocorrido à noite, a programação do festival iniciou pela manhã e seguiu a tarde toda, com a realização de cursos ministrados pelos professores Tassiana Stacciarini (diretora do Das Los Grupo de Dança/GO); Sergio Marshall (diretor do Núcleo de Dança, de Teresópolis); Jorge Texeira (diretor da Cia Brasileira de Dança); Luiz Roberto (professor de dança contemporânea e pilates, de Recife); e Airton Tenório (professor e coreógrafo de dança contemporânea). Os cursos ministrados por eles seguem até o próximo sábado (4).
Esse grupo de professores compõe o corpo de jurados da mostra competitiva, que terá inicio hoje (3), às 18h, com Clássico de Repertório. A mostra competitiva segue no sábado (18h), com Neoclássico e Clássico Livre e no domingo (5) em dois horários: 14h30 – Danças Livres -, e 18h – Moderno e contemporâneo. Uma mostra infantil, não competitiva, faz parte da programação do sábado, às 15h.

Além dos cursos e das mostras, o Tanz Festival montou um palco aberto no mezanino do Teatro, chamado Espaço Tanz, para mostras espontâneas. Basta chegar, se inscrever e se apresentar.

O Tanz Festival de Dança é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Parnamirim e Caixa Econômica Federal, uma realização da Fundação Parnamirim de Cultura e conta com o importante apoio da Devant, Hotel Parque do Sol, Água Mineral Santa Maria, Gosto de Pão, Grão Massas e Biscoitos, Encontro de Dança, blog Vamos Lá RN.