Festival Cine Sol, na praça Augusto Severo nesta quarta-feira (8)


A Ribeira não será somente da literatura e da música. Também será do cinema, da produção audiovisual, dos realizadores, produtores e de toda a cadeia produtiva deste segmento no Estado. A partir desta quarta-feira (8), dentro do Festival Literário de Natal (FLIN), a Prefeitura do Natal apresenta o Festival Cine Sol, na praça Augusto Severo. O projeto faz parte do calendário do Natal em Natal.

O Cine Sol é um projeto plural, com destaque para o diálogo entre o cinema e literatura, cinema nordestino, lançamentos de filmes e também exibições inéditas no RN. Segundo o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão: “O Cine Sol é antes de tudo uma ação solidária que reúne uma programação guarda-chuva, fruto da parceria da Funcarte com os diversos festivais que acontecem na nossa cidade: Fest Natal, Goiamum, Urbano Cine e FICI”.

Nos últimos anos, o segmento recebeu importantes investimentos da Prefeitura do Natal pelos editais de fomento como o Cine Natal. Graças também as parcerias e discussões com o segmento local, a programação do Cine Sol contempla todas as vertentes.

Na quarta-feira o Cine Sol começa com a exibição do curta-metragem “Mar de Zila”, de Ariane Mondo. Depois haverá um bate papo com a realizadora, além da exibição do longa-metragem “Torquato Neto Todas as Horas do Fim” de Marcus Fernando e Eduardo Ades (também haverá bate papo com Marcus Fernando pós exibição).

Na quinta-feira (9) serão exibidos trechos dos projetos “Todavia”, de Herison Pedro, o curta-metragem “O Velho Rei” (9’) e “Doido Lelé”, seguidos da Mesa Redonda “Representatividade Negra no Audiovisual” com Herison Pedro (RN), Ceci Alves (BA) e mediação de Gilson Rodrigues (RN). Depois tem o debate “Cinema: do roteiro ao mercado”, com João Falcão (RJ), Carlos Segundo (UFRN) e mediação de Ruy Rocha.

Na sexta-feira o Cine sol continua com a exibição do Teaser do curta “A Parteira”, de Catarina Doolan e da exibição do Longa-Metragem “Como Nossos Pais”, de Laís Bodanzky. Depois tem mesa redonda “Protagonismo Feminino no Cinema” com Catarina Doolan (RN), Bárbara Cariry (CE), Carla Camurati (RJ) e Laís Bodansky (SP) com mediação de Dênia Cruz. À noite tem exibição do curta-metragem “No Fim de Tudo”, do longa-metragem “Divinas Divas” e um bate-papo com Jane di Castro (Divinas Divas) e André Santos (No Fim de Tudo).

No sábado tem Talk Show com a dubladora Taryn Szpilman (RJ) e canções do filme Frozen. Exibição do longa-metragem “Saudade”, de Paulo Caldas e um bate papo com o produtor. Depois tem a mesa Redonda “O Nordeste na Cena Contemporânea” com César Ferrário (RN), Zezita Matos (PB), Luiz Carlos Vasconcelos (PB), Rossana Ghessa (RJ) e Paulo Caldas (PE) com mediação de Durval Muniz (UFRN).

À noite tem exibição do curta-metragem “Leningrado, Linha 41”, com bate papo com Dênia Cruz. E a partir das 20h tem Lançamento do longa-metragem “Chapéu Estrelado” e um bate papo com Silvio Coutinho e para fechar o Cine sol haverá uma homenagem aos 30 anos do festival de Cinema de Natal, o FestNatal.

“Podemos destacar na programação o lançamento do filme Leningrado, linha 41. Foi financiado pelo edital da Prefeitura do Natal. O documentário sobre o assentamento é um registro único e importante”, explica.


PROGRAMAÇÃO

QUARTA-FEIRA|08.11
Local: Tenda Moacy Cirne
19h00: Exibição do curta-metragem “Mar de Zila” |Ariane Mondo (29’)
19h30: Bate-papo com Ariane Mondo.
20h00: Exibição do longa-metragem “Torquato Neto Todas as Horas do Fim” |Marcus Fernando e Eduardo Ades (87’)
21h30: Bate-papo com Marcus Fernando.

QUINTA-FEIRA|09.11
Local: Tenda Moacy Cirne
19h00: Exibição de trechos do projeto “Todavia” | Herison Pedro (5’)
19h10: Exibição do curta-metragem “O Velho Rei” (9’) | “Doido Lelé” |Ceci Alves (17’)
19h45: Mesa Redonda “Representatividade Negra no Audiovisual” com Herison Pedro (RN), Ceci Alves (BA) e Milton Gonçalves (RJ) (à confirmar)| Mediação: Gilson Rodrigues (RN)
20h30: Mesa Redonda “CINEMA: do roteiro ao mercado”, com João Falcão (RJ), Carlos Segundo (UFRN), Roberto Martha (SP) (à confirmar)| Mediação: Ruy Rocha.

SEXTA-FEIRA|10.11
Local: Tenda Moacy Cirne
14h00: Exibição do Teaser do curta “A Parteira” | Catarina Doolan (1’21’’)
14h05: Exibição do Longa-Metragem “Como Nossos Pais” | Laís Bodanzky (102’)
15h50: Mesa Redonda “Protagonismo Feminino no Cinema” com Catarina Doolan (RN), Bárbara Cariry (CE), Carla Camurati (RJ) e Laís Bodansky (SP)|mediação: Dênia Cruz
19h:10: Exibição do curta-metragem “No Fim de Tudo” | Victor Ciríaco (14’)
19h30: Exibição do longa-metragem “Divinas Divas” | Leandra Leal (110’)
21h25 Bate-papo com Jane di Castro (Divinas Divas) e André Santos (No Fim de Tudo)

SÁBADO|11.11
Local: Tenda Moacy Cirne
10h00: Talk Show com a dubladora Taryn Szpilman (RJ) e canções do filme FROZEN.
14h00: Exibição do longa-metragem “SAUDADE” | Paulo Caldas (78’)
15h35: Bate-papo com Paulo Caldas
16h10: Mesa Redonda “O Nordeste na Cena Contemporânea” com César Ferrário (RN), Zezita Matos (PB), Luiz Carlos Vasconcelos (PB), Rossana Ghessa (RJ) e Paulo Caldas (PE). Mediação: Durval Muniz (UFRN).
19h00: Exibição do curta-metragem “Leningrado, Linha 41” |Dênia Cruz (20’)
19h30: Bate-papo com Dênia Cruz
20h00: Lançamento do longa-metragem “Chapéu Estrelado” | Silvio Coutinho (90’)
21h30: Bate-Papo com Silvio Coutinho
22h00: Homenagem aos 30 anos do Fest Natal

Nenhum comentário