ABC vira sobre o Criciúma e ganha pequena sobrevida na Série B


O ABC ficou bem perto de confirmar o já iminente descenso à Série C do Campeonato Brasileiro na noite desta sexta-feira, no Frasqueirão, mas mostrou ao menos vontade para não selar a queda diante dos seus torcedores. Depois de sair perdendo para o Criciúma com gol de João Henrique, o time da casa voltou outro time para o segundo tempo e atropelou os catarinenses, com gols de Felipe Guedes e dois de Dalberto para fazer 3 a 1.
O resultado adia o rebaixamento dos alvinegros, que pode se confirmar ainda neste sábado, caso Boa Esporte e Guarani pontuem nas suas respectivas partidas, frente a Santa Cruz e CRB. Com 31 pontos, o Mais Querido está nove atrás dos dois adversários e do Luverdense, que perdeu para o Paraná fora de casa. O Tigre, por sua vez, estacionou nos 46 pontos e já não tem mais chance de subir para a Série A.
O rebaixamento parecia certo já com dez minutos de bola rolando para os donos da casa. Desatentos, os potiguares viram os visitantes baterem rapidamente uma falta na lateral direita, com Diogo Mateus sendo lançado em profundidade na linha de fundo. O lateral dominou e cruzou na medida para João Henrique, entre dois zagueiros, testar para o fundo da rede.
Depois de sobreviver ao melhor futebol do adversário durante os 45 minutos iniciais, o ABC retornou com outro ímpeto na etapa final. Em lance infantil, Raphael Silva atropelou Matheus dentro da área e o juiz anotou pênalti. Dalberto, que acabara de entrar, bateu no canto direito e Edson pegou. No rebote, porém, Felipe Guedes dominou e chutou forte para empatar aos oito minutos.
Povoado por garotos das categorias de base, o time de Natal continuou a pressionar e não demorou para conseguir a virada. Dez minutos depois, Dalberto girou sobre a marcação no meio-campo e abriu na direita para Erivélton. O volante dominou, esperou a chegada do companheiro e cruzou rasteiro para o próprio Dalberto, de primeira, fazer o segundo do ABC.
O domínio continuou sendo dos anfitriões, que melhoraram a qualidade da troca de passes e ainda conseguiram um terceiro gol, aos 38, com Dalberto recebendo dentro da área para fuzilar Edson, anotando belo gol. Rebaixado ou não, o time potiguar volta a campo na terça-feira, quando enfrenta o Brasil de Pelotas, fora de casa. O Criciúma, por sua vez, enfrenta outro quase rebaixado: o Náutico, em casa, também na terça.
gazetaesportiva.com