Prevenção e bem estar são temas de mesa redonda durante Mês do Servidor na Assembleia


O dito popular “é melhor prevenir do que remediar” foi posto em prática na manhã desta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa. Com o tema “Bem-estar em primeiro lugar”, o deputado e médico Albert Dickson (PROS) presidiu uma mesa redonda com a participação do cirurgião plástico e pesquisador Dr. Charles Sá, da dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Rio Grande do Norte (SBDRN), Dra. Danielle Espinel e do psicólogo da Casa, Dr. Rodrigo Mozart Bezerra. O debate com os servidores da Assembleia faz parte da programação do Mês do Servidor.

“Prevenção sai mais barato, é mais fácil e os benefícios são inúmeros. Nosso objetivo ao falar sobre a importância dos cuidados com o corpo e com a mente é elevar a longevidade e qualidade de vida dos servidores”, justificou o chefe do setor médico da Assembleia Legislativa, Dr. Ricardo Fonseca.

O cirurgião plástico Charles Sá destacou o papel da imagem no ser humano desde o Egito antigo, passando pelos ideais de beleza da Roma antiga e tempos atuais. “A vaidade é uma característica que faz parte da natureza humana. Nosso objetivo é mostrar o resultado de pesquisas e também comunicar a importância das intervenções cirúrgicas para a aceitação e autoestima das pessoas”, disse o especialista, que ainda citou o papel social da cirurgia plástica e as pesquisas realizadas por sua equipe utilizando células-tronco na prevenção ao envelhecimento.

Para a dermatologista Danielle Espinel, muito antes da estética e assim como a cirurgia plástica, os cuidados dermatológicos focam primeiramente na saúde. “É preciso cuidar e se observar antes de qualquer procedimento estético. As pessoas precisam entender que a dermatologia não atua apenas para a realização de procedimentos estéticos ou de tratamento de câncer de pele, mas é um cuidado com a saúde”, alertou.

Na sequência, o psicólogo Dr. Rodrigo Mozart Bezerra falou aos servidores que participaram do debate com diversos questionamentos. A programação do Mês do Servidor segue até o dia 24 de outubro. Um destaque da programação será na sexta-feira (20), na Escola Legislativa. Das 9h às 12h serão realizadas ações de cidadania infantil, com doações de livros infantis e de 1kg de alimento não perecível para o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC). O dia também contará com leitura interativa com a plateia, apresentação de grupo musical e exposição de camisetas pintadas.

O encerramento do “Mês do Servidor”, com Ato Ecumênico, apresentação de coral e coffee break, ocorrerá no dia 1º de novembro, quarta-feira, às 9h, tanto no Auditório Pereira Cortez quanto no Salão Nobre Iberê Ferreira de Souza.