População carente de Extremoz terá ônibus gratuito para Natal; saiba como


Extremoz passará a contar com um sistema de transporte gratuito destinado à população mais carente. O transporte servirá para o acesso dessa parcela populacional aos principais serviços públicos ofertados na capital. O sistema, chamado de Transporte Cidadão, será lançado nesta sexta-feira (06) pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), em solenidade realizada às 9h30 no estacionamento do Arena das Dunas.

Segundo explica a Secretaria de Assistência Social de Extremoz, os ônibus poderão ser utilizados para as pessoas se deslocarem a serviços vinculados à saúde e para as centrais do cidadão. Os beneficiários são desempregados, pessoas com deficiências, gestantes, pessoas com doenças crônicas e seus acompanhantes (com laudo comprobatório), idosos e/ou beneficiários de programas sociais de transferência de renda do Governo Federal.

Em Extremoz o ponto de partida do ônibus será a Estátua do Grude, em frente à Câmara Municipal, de segunda a sexta, a partir das 5h da manhã. A previsão de retorno do transporte ao município é no máximo às 17h ou quando o último passageiro terminar de resolver o que foi fazer em Natal.

“Os beneficiários de Extremoz que se enquadrarem nos requisitos devem se dirigir ao CRAS de Extremoz e pegar um encaminhamento para ir à Central do Cidadão ou ao SINE fazer um cadastro para ter direito ao cartão de passagens”, explica a secretária de Assistência Social de Extremoz, Josiana Oliveira. O CRAS fica situado à Rua Joaquim de Góis, S/N, Centro.

O prefeito de Extremoz, Joaz Oliveira, comemorou a chegada do sistema de transporte para o município. “O Transporte Cidadão irá se somar ao serviço que já temos em Extremoz para pessoas com deficiências e em vulnerabilidade social.  A Prefeitura já tem um sistema semelhante de carros disponíveis para dar um suporte a quem necessita desse benefício e esse novo sistema dará um apoio ainda maior”, declarou o prefeito.

Inicialmente, o Transporte Cidadão será implantado nos seguintes corredores específicos:
Ceará-Mirim / Natal
Maxaranguape / Extremoz / Natal
Macaíba / Natal
Goianinha / São José de Mipibu / Natal
Monte Alegre / Natal
Ielmo Marinho / Macaíba / Natal
Vera Cruz / Natal
São Gonçalo do Amarante / Natal 

Documentos necessários para o cadastro no SINE ou Central do Cidadão: RG, CPF, comprovante de residência, Título de Eleitor, NIS (Número de Identificação Social), laudo médico para portadores de doenças e deficientes para o cadastro do acompanhante.