Polícia Civil prende dupla suspeita de adulterar aproximadamente 150 veículos roubados


Uma ação realizada pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (11) na cidade de Macaíba, Valmir Mendes de Farias, 27 anos, e Elinaldo Medeiros dos Santos, vulgo “Xuxa”, 52 anos, suspeitos por receberem, diariamente, veículos roubados com o fim de adulteração de chassi, vidros, motores, além de documentá-los para uma posterior comercialização. Durante a prisão, ocorrida através de denúncias anônimas e realizada em uma granja no Novo Guarapes, os policiais civis apreenderam quatro veículos roubados. Investigações apontam que a dupla utilizava duas granjas somente com o intuito de recebimento de veículos roubados, sendo, aproximadamente, 150 carros recebidos e repassados durante as ações criminosas.


Desde o ano de 2005, Elinaldo têm extenso histórico criminal de crimes relacionados a roubo e adulteração de veículos, sendo integrante da facção criminosa “Primeiro Comando da Capital”. O homem já havia sido preso em flagrante no conjunto Serrambi, no bairro Neópolis, onde estava com vários carros roubados, e, após solto, ele foi detido novamente, pela Polícia Rodoviária Federal, com um carro roubado e adulterado.
Ele já foi preso anteriormente também em uma granja, com vários veículos roubados, e posto em liberdade posteriormente. Além desses crimes, Elinaldo também estaria praticando crimes de roubos a bancos, desde 2015, sendo suspeito de ter participado do arrombamento ao Banco do Brasil do bairro Tirol no ano de 2016, quando foi preso em flagrante por policiais militares, juntamente com um comparsa conhecido como “Pardal”. Atualmente, Valmir é cunhado de José Ivanilson Dias Gomes, vulgo “Baixinho”, conhecido por diversos roubos a instituições bancárias no Rio Grande do Norte, falecido durante confronto com policiais militares durante um roubo ocorrido no Cabo de Santo Agostinho, no estado de Pernambuco. A Deicor prosseguirá nas investigações a fim de prender demais organizações criminosas relacionadas com roubos e adulteração de veículos.

PC/ASSECOM