Parque da Cidade promove Semana da Criança com várias atividades


Em sua terceira edição, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte montou uma vasta programação para atender todas as faixas etárias e divertir a garotada. A Semana da Criança começa na próxima segunda-feira, 9, e se estenderá até o domingo, dia 15 de outubro, com atividades nos dois horários de funcionamento do Parque. As atividades foram possíveis graças a participação de vários parceiros, como Cosern, Grupo Estação de Teatro, Sebrae, Qi+4, Academia K Fitness, Secretaria Municipal de Educação e SBS Livraria Internacional, que estará com estande de venda de livros no Centro de Visitantes do Parque da Cidade.
A Semana começa com a peça teatral Estação dos Contos, apresentada pelo grupo Estação de Teatro, às 9h, no auditório. À tarde, a partir das 14h30 tem o Jogo Ecológico “Na Trilha do Parque”, na biblioteca. No mesmo horário começa a oficina Atelier Fauna e Flora do Parque da Cidade, numa das salas de aula. Enquanto isso, outro grupo de crianças poderá participar da Contação de Histórias e Oficina: Plantando Sementes, no Centro de Mudas da Mata Atlântica. E no auditório estará acontecendo o Jogo das Fábulas (Qi + 4), no auditório.
“Graças aos nossos parceiros, conseguimos elaborar a programação de uma forma que as crianças fiquem distribuídas em várias atividades e ocupando espaços diferentes do Parque, para não ficarem aglomeradas num lugar apenas”, explica Jamila Lorena, Coordenadora do Centro de Educação Ambiental e da Semana da Criança.
Na terça-feira, 10, às 9h tem a peça teatral Estação dos Contos, no auditório. À tarde, a partir das 14h30 tem Jogo Ecológico “Na Trilha do Parque”, na biblioteca e a outra opção é a oficina “Atelier Fauna e Flora do Parque da Cidade”, na sala de aula. As crianças podem optar por participar da “Sala dos Contos”, que funcionará na Sala de Estudos, dentro da biblioteca. Outra opção será participar do Jogo das Fábulas (Qi + 4), no auditório.
A quarta-feira, 11, tem outra apresentação teatral do Grupo Estação de Teatro, com a peça “Um Sonho de Rabeca no Reino da Bicharada”, às 9h, no auditório. À tarde, a partir das 14h30, tem Jogo Ecológico na trilha do Parque; oficina Atelier Fauna e Flora do Parque da Cidade; Jogo das Fábulas e contação de histórias “Viva Monteiro Lobato” e Oficina de Máscaras dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, estes últimos com ator Josivan Alves.
A quinta-feira, 12, dia em que homenageamos as crianças, a programação começa às 8h30, com o ator Josivan Alves e o personagem João, o Contador de História, fazendo mediação de leitura, na biblioteca. Às 9h., tem Jogo Ecológico “Na Trilha do Parque”. À tarde, a criançada vai participar da Oficina de Origami, com Eugênio Rangel, a partir das 14h30. Em seguida, será a vez do Jogo das Fábulas (Qi + 4), no auditório e o grupo Estação de Teatro encerra o dia das Crianças com a peça “Um Sonho de Rabeca no Reino da Bicharada”.
A Semana da Criança não acaba por aí. Na sexta-feira, 13, tem Cinema no Parque, com o filme “Guardiões da Biosfera”, no auditório. O cinema é interativo e depois as crianças receberão mapas e dicas para procurar os guardiões do Parque nas trilhas. Estes darão dicas para solucionar o grande enigma e depois voltam para o auditório para fazer uma dinâmica com perguntas e respostas. Às 14h30, a escritora Salizete Freire Soares participa do projeto “O Escritor Vem ao Parque” e vai falar sobre os livros infantis de sua autoria.
No sábado, 14, tem atividades nos dois lados do Parque da Cidade. Às 9h30, o pessoal da Academia K Fitness comanda o funcional kids, além de apresentação de mamulengo, dicas de alimentação saudável, sorteio de brindes e outras atividades, no estacionamento de Cidade Nova. No auditório, às 16h, será a apresentação da peça teatral Estação dos Contos, com o Grupo Estação de Teatro.
A Semana da Criança será encerrada com a apresentação d´O Pequeno Príncipe, pelo ator Josivan Alves, dentro do projeto O Baú do Pequeno Príncipe e lançamento do livro O Pequeno Príncipe em Cordel, autoria de Sirlia Lima, na torre panorâmica do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, que abrirá todos os dias do evento, das 9h ao meio-dia e das 14h. às 17h30.
A entrada, estacionamento e participação em todas as atividades oferecidas, são grátis. Algumas escolas já agendaram a visita de grupos de estudantes. Para conferir a programação completa da Semana da Criança, basta clicar AQUI.