Novo golpe no WhatsApp promete saque de conta do FGTS


Cibercriminosos estão usando o FGTS como isca para espalhar um novo golpe no WhatsApp. Identificada pela ESET, a fraude está circulando pelo app de mensagens, desta vez prometendo a liberação de saques de contas inativas do FGTS. A trapaça já registrou mais de 135 mil cliques no link, que leva o usuário a se inscrever em serviços pagos sem saber.
O golpe chega em forma de mensagem, que é enviada por amigos do usuário ou em grupos. O texto promete pagamento retroativo do FGTS no valor de R$ 1.760 e diz que o interessado em receber o dinheiro deve clicar num link para realizar seu cadastro e, só assim, ter direito a quantia.
O site em questão pede dados pessoais e instrui o compartilhamento da mensagem para mais cinco amigos para ter acesso à lista de confirmação para o recebimento do benefício.
"Não clique e nem mesmo abra mensagens suspeitas. Além disso, para proteger seus amigos e parentes, não compartilhe publicações deste tipo. Mesmo não realizando a propagação de um malware, esses ataques podem causar prejuízos financeiros às vítimas", explica o security researcher da ESET América Latina, Cassius Puodzius.