Lixo e mato excessivo tomam conta de escola abandonada em Natal; veja fotos


Quem costuma trafegar diariamente pela Av. Solange Nunes do Nascimento, no bairro de Cidade Nova, zona Oeste de Natal, tem se deparado com o cenário devastador em que se encontra a Escola Municipal Professora Maria Zeneide Higino de Moura. Inaugurada em 2010 ainda na gestão da ex-prefeita Micarla de Sousa (PV), a unidade educacional está abandonada há quase 2 anos, segundo informações recebidas pela reportagem do Portal Agora RN / Agora Jornal nesta sexta-feira, 13.
De acordo com Igor Souza, morador da região que tomou a frente das cobranças pelas obras de reforma da estrutura, a Secretaria Municipal de Educação (SME), através da secretária Justina Iva, prometeu construir uma nova escola nesta mesma região até o ano que vem, muito embora tenha deixado claro que a execução do projeto carece da disponibilidade de recursos financeiros. Para Igor, o poder Executivo não pode mais atrasar a reforma da escola.
“Desde que o prédio começou a ficar abandonado que nós estamos em luta constante para que a Prefeitura intervenha e faça alguma coisa. A promessa da Secretaria de Educação é de construir uma nova estrutura no ano que vem, mas eles afirmaram que isso depende de verba, se essa verba vai existir… no entanto, dinheiro nós sabemos que existe, tanto é que a Prefeitura vai gastar R$ 12 milhões com publicidade e propaganda. Infelizmente, nós começamos a perceber que educação não é prioridade para eles”, criticou.
Ainda segundo as informações repassadas por Igor, os motivos que fizeram a escola ser abandonada foi a estrutura precária da mesma, que já foi entregue por Micarla de maneira inadequada. “A gestão de Micarla transformou a antiga Escola Emília Ramos na Zeneide Higino de Moura, mas entregou o equipamento com estrutura precária. Essa foi a grande motivação que a atual gestão teve para desabrigar o prédio. O problema é que desabrigou e não fez nada depois, simplesmente abandonou. A única coisa que fizeram foi levar os estudantes para uma casa alugada aqui perto, que sequer tem estrutura para isso”, concluiu.
Ao todo, a Escola Municipal Professora Maria Zeneide Higino de Moura receba cerca de 400 estudantes do Ensino Fundamental I, ou seja, crianças e adolescentes que cursam do 1º ao 5º ano. A reportagem do Portal Agora RN / Agora Jornal entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação ainda nesta sexta-feira a fim de receber esclarecimentos sobre o caso. No entanto, a pasta informou que só poderá prestar os devidos esclarecimentos na segunda-feira, 16, quando o expediente na Secretaria for retomado.
agorarn.com.br
Confira abaixo mais fotos da escola: