Hospital Ruy Pereira volta a realizar exames de Arteriografia, após 4 anos


O Hospital Estadual Dr. Ruy Pereira dos Santos retomou, desde o último dia 21 de setembro, a realização dos exames de Arteriografia de membros inferiores e Aortografia, que há quatro anos estavam suspensos. A realização dos exames no hospital está ocorrendo todas as terças e quintas-feiras e está programado para atender a demanda intra-hospitalar.
A arteriografia (ou angiografia) é um método de diagnóstico radiológico que procura visualizar a parede das artérias, para estudar as doenças arteriais. A realização do procedimento envolve uma equipe de médicos Cirurgião Vascular/Endovascular, anestesiologista, enfermeiros e técnicos de Enfermagem, além do Técnico em Radiologia.
O exame exige anestesia e consiste na inserção de um cateter na região da virilha que libera um material contrastado (iodado não iônico) e permite a visualização de artérias dos membros inferiores. As artérias são vistas após emissão de raios-x e projeção de imagens em um monitor de TV.
A arteriografia de membros inferiores é feita em casos de doença vascular nas pernas ou pés, podendo identificar áreas de hemorragia, oclusões arteriais ou estenose. Alguns tratamentos podem ser feitos durante o procedimento, como dissolução de coágulos e desoclusão de artéria parcialmente obstruída.

Pode ser usado para ajudar no diagnóstico e avaliação de malformações arteriais, aneurismas ou aterosclerose em diversos territórios orgânicos, como a aorta e artérias periféricas. Como exame de urgência/emergência a arteriografia é indicada para diagnosticar doenças agudas que podem acometer as artérias, como dissecção aguda, alguns acidentes vasculares cerebrais ou embolias que obstruem/entopem as artérias, ou tromboses (formação de um coágulo ou placas de gordura nas paredes da artéria).

Nenhum comentário