Governo realiza Conferência Estadual da Assistência Social


Com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS)”, foi iniciada nesta terça-feira (31), a 11° Conferência Estadual de Assistência Social, realizada pela Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN) e pelo Conselho Estadual da Assistência Social (Ceas-RN). O evento conta com a participação de 300 pessoas, entre técnicos, gestores e trabalhadores da assistência social de todo o estado e segue até a quarta-feira (1º), na Escola de Governo Dom Eugênio de Araújo Sales.
A programação conta com eixos temáticos, debates, palestras com especialistas e estudiosos da área social. Participam do evento o presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Fábio Bruni, o professor doutor da faculdade de Serviço Social da UFPA, Edval Bernardino, e a presidente do Ceas-RN, Ivani Matias. 
Julianne Faria, secretária da Sethas-RN, fez a abertura da conferência. “Como gestora da pasta tenho o compromisso de trabalhar para fortalecer a assistência social no nosso estado. E nós estamos trabalhando muito para isso. Realizamos a estruturação da Vigilância Socioassistencial, criamos o CadRN, realizamos mais de 100 reuniões intersetoriais de assessoramento, capacitamos mais de mil técnicos em todo o estado”, explicou a secretária.
A Conferência da Assistência Social é um espaço democrático de participação da sociedade na efetiva contribuição da mesma na formulação das políticas públicas. Além disso, é um momento essencial para reafirmar o papel da assistência social como política garantidora de direitos.