Eco Praça chega a São Miguel do Gostoso


O Eco Praça chega ao município de São Miguel do Gostoso no próximo fim de semana com atividades e atrações culturais de 02 a 04 de novembro. O projeto, que visa a ocupação e reutilização criativa de praças e espaços públicos, está inserido no programa de patrocínios da Cosern, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, também vai promover uma edição em Natal no início de dezembro.

                “O tema do Eco Praça 2017 é “Resiliência” e estamos com uma expectativa ótima para essa edição de São Miguel do Gostoso. Já são dias de preparo e ações no município. Vamos levar arte e conhecimento para cidade e deixar um painel com grafite, além da revitalização da Praça Nilo Neri, onde acontecerá o evento, que foiuma das contrapartidas do projeto para realizar uma edição na cidade”, afirma Geraldo Gondim, idealizador e coordenador do Eco Praça.

Oficinas, palestras e distribuição de mudas

                A estrutura de todo o evento será montada com materiais totalmente ecológicos, na chamada bioconstrução, que também será a abordagem da primeira atividade da programação, que se inicia no dia 02 de novembro, com a Oficina de Bioconstrução ministrada pelo mestre em Dinâmica Socioambiental e reestruturação do território, Geovane Almeida.

Na sexta, o dia começa com uma palestra sobre Criatividade no Processo de Criação e Gestão da Marca que Transforma Ideias em Moda e Kombi em Loja Itinerante com Raoni Fernandes, CEO da marca de camisetas Sem Etiqueta. Também será realizada uma oficina de Arte Urbana e uma ação de Graffiti com o artista Augusto Furtado, o Arbus, que trará seus personagens coloridos e com questionamentos expressos no olhar num painel que passará a ser parte da paisagem da cidade.

                Na manhã do sábado o reaproveitamento dos resíduos orgânicos e a relação das pessoas com o consumo e o meio ambiente serão o tema da Oficina de Compostagem com o permacultor Hugo Diógenes. “Durante a oficina, os participantes serão convidados a repensar o papel de cada um na comunidade em que vive, na relação com as outras pessoas, no consumo e em como reaproveitar ao máximo o que poderia virar lixo, como as sobras de frutas e cascas de legumes, e transformá-lo em um composto orgânico, que pode ser usado para adubar jardins, hortas ou ser comercializado, gerando renda extra à família”, explica o oficineiro.

                    No decorrer do evento também serão distribuídas mudas de plantas com objetivo de amenizar os danos causados pela emissão de CO2 nas mais diferentes atividades do dia a dia e, por meio, de uma parceria com a Cooperativa Gostoso Recicla todos os resíduos gerados no evento serão recolhidos e destinados a reciclagem.


Exposição de Artes Visuais

                    Na mesma proposta de arte urbana também serão apresentadas duas exposições. A Expression Deformation, do artista Airton Bruno (Creaty), que tem como ideia central a intervenção artística na figura humana, confrontando padrões estéticos e mesclando o expressionismo abstrato com a provocação ambulante no imaginário do espectador. Também estará em exposição no Eco Praça a Exposição Coletiva Graffiti Expo Natal que reúne diversos estilos e técnicas de vários talentos da arte urbana potiguar, especialmente do graffiti, mostrando o trabalho de veteranos e jovens artistas do segmento. Nessa exposição será possível ver as obras de artistas como: Pok, Pardal, Felipe Bezerra, Gabriel Gago, Edi Clemente, Arbus, Gapix, Sussa entre outros.

Atrações Culturais

                   A programação cultural começa na sexta (03) com o espetáculo "Sancho Pança - O Fiel Escudeiro", da Tropa Trupe, que traz as aventuras do palhaço Piruá, que jura ser Sancho Pança, o fiel escudeiro de Dom Quixote de La Mancha e em busca do valente cavaleiro, percorre o mundo a serviço dos mais frágeis e enfrentando injustiças. Para fechar o primeiro dia de Eco Praça o autêntico forró à moda antiga com o Trio Ariado e seu “Forró Pé de Duna”, que trará clássicos que vão desde Luiz Gonzaga e Trio Nordestino a Elino Julião com um repertório misto de tradição e música autoral.

                No sábado teremos durante o dia intervenções circenses e de tecido aéreo com a Tropa Trupe e a noite será repleta de muita música e sonoridade começando com o embalo da banda Skarimbó, que com sua musicalidade contemporânea e suas levadas rítmicas inspiradas em estilos musicais sul-americanos e regionais leva as pessoas a dançarem e se unirem através do som.

                Em seguida o palco recebe a banda Luísa e os Alquimistas com uma sonoridade que transita entre a cumbia, o dubstep, o ragga, o tecnobrega e o dub em beats eletrônicos mesclados. A banda já possui o álbum o “Cobra Coral” e em breve lançará o “Vekanandra” que segue o fluxo da musicalidade envolvente criada pelos seus componentes e ao mesmo tempo se aventura em novas experiências sonoras.

                Para fechar a noite uma grande festa da música potiguar com o Grêmio Etílico Carnavalesco Orquestra Greiosa, projeto formado um grupo de artistas de Natal,que trará um repertório baseado em músicas de artistas potiguares e nas canções do primeiro álbum da banda “Toda Cor, Toda Massa”. O trabalho , composto e registrado em duas semanas, contou com a produção primorosa do paraibano Chico Correa, que já assinou produção para artistas como Baiana System, Cabruêra, Chico César, entre outros.

Feira de Economia Criativa

                A Feira de Economia Criativa do Eco Praça contará com diversos expositores e os mais variados produtos. Um dos participantes é a startup Donnaame que vai realizar um experimento social no evento para estimular a prática da doação indireta em troca de outro produto que também foi doado. “A iniciativa do Donnaame promove a sustentabilidade e abre uma nova janela na indústria da economia criativa. Temos o propósito de “entregar valor” aos usuários e aos itens que eles doam na plataforma fazendo com que coisas que antes seriam descartadas agora encontrem utilidade pela mudança simples de usuário”, explica um dos idealizadores da iniciativa Kaleb Melo.

                O Projeto Eco Praça 2017 tem o patrocínio da Cosern – Grupo Neoenergia, via Fundação José Augusto e Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e apoio do Sebrae/RN, Sinsenat, Prefeitura de São Miguel de Gostoso e Associação dos Empreendedores de São Miguel do Gostoso e Região.

SOBRE O ECO PRAÇA

                O projeto Eco Praça é um movimento sociocultural de ocupação e ressignificação criativa de praças e espaços públicos sob a perspectiva de ações colaborativas que englobam arte e cultura, lazer, economia solidária e criativa, educação ambiental e qualidade de vida, com intervenções lúdicas, promovendo a conscientização socioambiental e a transformação desses espaços.

                Resultado de diversas ações colaborativas que se iniciaram em 2013, a iniciativa reuniu e mobilizou muitos participantes e parceiros, em prol da ocupação criativa de diversos espaços públicos. Foram 35 edições realizadas com uma diversificada programação, que teve a participação de cerca de 80 mil pessoas, 400 artesões e expositores, 120 apresentações culturais, 38 vivências e 38 oficinas realizadas e 40 atividades com temáticas relacionadas ao meio ambiente. 

                A ação é idealizada e promovida pelo Instituto Ancestral, organização social autônoma e popular que desenvolve ações afirmativas de caráter cultural, político e eco pedagógico com o objetivo de promover e difundir habilidades para alcançar um modo de vida sustentável.

Curta o Eco Praça na internet e nas redes sociais:

Facebook: Ecopraça
Instagram: @ecopraca


Programação Eco Praça São Miguel do Gostoso

QUINTA - 02/11
- Oficina de Bioconstrução com Geovane Almeida - Mestre em Dinâmica Socioambiental e reestruturação do território
Mutirão de Revitalização da Praça Nilo Neri

SEXTA -  03/11
- Palestra: Criatividade no processo de criação e gestão da marca que transforma ideias em moda e Kombi em loja itinerante com Raoni Fernandes - Pós-graduado em Marketing e CEO da Sem Etiqueta)
- Teatro: Espetáculo Sancho Pança - Tropa Trupe
- Música: Forró com o Trio Ariado

SÁBADO - 04/11
- Oficina de Compostagem - Como reaproveitar os resíduos orgânicos das residências e as relações entre as pessoas, o consumo e o meio ambiente com o permacultor Hugo Diógenes
- Arte Urbana – Oficina e ação de Graffiti e Exposição Coletiva Graffiti Expo Natal
- Feira de Economia Criativa – Sebrae/RN
- Intervenção Circense - Tropa Trupe
Música:
DJ Russo Camarão Nativo
Skarimbó
Luísa e Os Alquimistas
Orquestra Greiosa