Consuma Esses 10 Alimentos Com a Casca


Quando vamos consumir uma fruta como a laranja, por exemplo, a primeira coisa que fazemos é descascar e descartar a casca, certo? Pois saiba que, ao fazer isso, está perdendo uma quantidade significativa de nutrientes. A casca da laranja, no caso, tem quase o dobro da quantidade de vitaminas, e sim, é possível, consumir a casca.
O mesmo é válido para muitas frutas e vegetais. Abaixo estão listados 10 alimentos com cascas nutritivas que você come comer, juntamente com algumas sugestões sobre como você pode adicioná-las à sua dieta.
 
Maçãs
saúde: 10 alimentos que você deve comer com casca
A casca de uma maçã contém cerca de metade do conteúdo geral de toda a sua fibra. Uma maçã de tamanho médio tem cerca de 9 miligramas de vitamina C, 100 UI de vitamina A e 200 gramas de potássio. Ao tirar a casca, você perde um terço desses nutrientes. Além disso, a casca tem 4 vezes mais vitamina K do que a polpa, cerca de 5% da quantidade diária que devemos consumir. A vitamina K ajuda na cicatrização quando você se machuca, pois ajuda a formar coágulos sanguíneos para cobrir o ferimento, e também ajuda a ativar as proteínas que seu corpo precisa para o crescimento celular e manutenção óssea saudável.
A casca da maçã também contém um poderoso antioxidante chamado quercetina, que é ótimo para as funções pulmonares, aliviar problemas respiratórios e protege os seus pulmões contra irritações. Além disso, ajuda a combater os danos nos tecidos cerebrais e protege a sua memória.
Batatas
saúde: 10 alimentos que você deve comer com casca
A casca da batata contém mais ferro, magnésio, cálcio, potássio, vitamina B6 e vitamina C do que toda a batata em si. Por exemplo, 100 gramas de casca de batata tem sete vezes mais cálcio e 17 vezes mais ferro do que a mesma quantidade da polpa. Ao remover a casca, você perde até 90% do teor de ferro da batata e metade das fibras.
Laranjas
saúde: 10 alimentos que você deve comer com casca
casca de uma laranja tem duas vezes mais vitamina C do que a fruta em si. Também tem mais concentrações de vitamina B6, magnésio, cálcio, potássio e riboflavina. Os flavonoides da casca têm propriedades anticancerígenas e anti-inflamatórias.
No entanto, mesmo com todos esses nutrientes, sabemos que ingerir a casca da laranja é difícil, já que é amarga e difícil de digerir. No entanto, há muitas outras formas de utilizá-la: raspe a casca com um ralador e você pode usar em diversas receitas, tanto doces quanto salgadas. Use as raspas no molho de uma salada, um vinagrete, risoto, bolos, biscoitos e chás.
Pepinos
saúde: 10 alimentos que você deve comer com casca
Grande parte dos antioxidantes do pepino está na casca, além de potássio, vitamina K e fibras insolúveis. Por isso, da próxima vez que adicionar pepinos na sua salada ou sanduíche, não descasque.
Kiwis
saúde: 10 alimentos que você deve comer com casca
Talvez você nunca tenha cogitado em comer a casca do kiwi, mas saiba que a casca contém mais flavonoides, antioxidantes e vitamina C do que a polpa – e o dobro de fibra. Por isso, o que acha de comer o kiwi como se fosse um pêssego?
Berinjela
saúde: 10 alimentos que você deve comer com casca
A casca da berinjela tem essa cor escura graças a um poderoso antioxidante pertencente ao grupo da delfinidina, que ajuda a proteger o organismo contra o câncer, especialmente no cérebro e outras partes do sistema nervoso. Acredita-se que também tem propriedades antienvelhecimento.
A casca da berinjela ainda é rica em ácido clorogênico, um fitonutriente que tem funções antioxidantes e anti-inflamatórias, e ajuda na tolerância à glucose.
Manga
saúde: 10 alimentos que você deve comer com casca
Pesquisadores descobriram que a casca da manga contém propriedades que são semelhantes ao resveratrol, o que ajuda a queimar gordura e inibe a produção de células de gordura. A polpa da manga também foi testada, mas não teve os mesmos resultados, ou seja, é preciso mesmo consumir a casca para fazer uso desses benefícios.
A casca da manga também contém uma grande quantidade de polifenóis, ômega-3 e ácidos graxos poli-insaturados, mais do que a polpa. Também contém compostos que combatem o câncer, o diabetes e doenças cardíacas. A casca da manga pode ser comida crua ou cozida junto com a polpa. 
Cenouras
saúde: 10 alimentos que você deve comer com casca
Como a casca e a polpa da cenoura têm a mesma cor, então ambas têm propriedades semelhantes. No entanto, a maior concentração de fitonutrientes está na casca. Por isso, o ideal é lavar bem a cenoura e consumi-la com casca.
Cebola
saúde: 10 alimentos que você deve comer com casca
Assim como a casca da manga, a da cebola é rica em quercetina. Embora não seja comestível, você pode colocá-la em cozidos e sopas, e remover na hora de consumir.
Banana
saúde: 10 alimentos que você deve comer com casca
casca de banana contém muito mais fibra do que a polpa, e é tão rica em potássio quanto. A casca também contém luteína, um poderoso antioxidante que desempenha um papel fundamental na manutenção dos olhos. Um aminoácido conhecido como triptofano também está mais concentrado na casca do que na polpa. Ele ajuda no tratamento de depressão, pois aumenta os níveis de serotonina do corpo, um neurotransmissor no cérebro que afeta o humor.
Embora a casca tenha um sabor amargo e uma consistência resistente, fica mais fácil consumir se a banana estiver bem madura. Você também pode colocar a casca em uma máquina de sucos, junto com a polpa. Por último, você pode ferver a casca por vários minutos para torná-la mais suave ou tostá-la na frigideira.
tudoporemail.com.br
Fonte: st