Circuito Brasileiro de Vôlei: Natal recebe a segunda etapa da temporada na Praia do Forte


A segunda etapa da temporada 2017/2018 do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia acontece de quarta-feira (18.10) a domingo (22.10), em Natal (RN). Os jogos serão realizados na Praia do Forte, com entrada franca à torcida e a presença de diversos atletas olímpicos e campeões mundiais. É a 10ª vez que a capital do Rio Grande do Norte recebe uma etapa da maior competição nacional da modalidade. O Circuito é uma realização da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) juntamente com a Federação Norte-Riograndense de Voleibol (FNV) e a Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL).

As disputas de medalha, no sábado e domingo, serão exibidas ao vivo pelo SporTV, enquanto as demais partidas da quadra central também terão transmissão ao vivo pelo Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Antes da competição, os atletas também farão visitas sociais, talk shows e tardes de autógrafo em Natal (RN).

Dentro da programação, uma ação social realizada pelos atletas no Palácio dos Esportes Djalma Maranhão vai contemplar crianças da rede pública de ensino nesta quarta-feira (18), das 16h às 17h. Será um momento onde embaixadores do vôlei brasileiro, que participam da competição, vão interagir com os alunos e sortear camisas autografadas.

Na sexta-feira (20), 150 crianças de projetos sociais participam de escolinhas nas quadras oficiais da arena da competição. Pela manhã, das 9h30 às 12h, alunos do Centro Desportivo do Guarapes e das escolinhas do Palácio dos Esportes vão estar no local para a atividade. À tarde, das 14h30 às 17h, será a vez da ONG Atitude e Cooperação, que também atua com projetos de voleibol, e crianças de Mãe Luíza.

O OPEN 2017
Na etapa de estreia, disputada em setembro, em Campo Grande (MS), a medalha de ouro ficou com os atuais campeões mundiais Evandro e André Stein (RJ/ES) e para as campeãs do circuito mundial e atuais tricampeãs brasileiras, Larissa e Talita (PA/AL).

O Circuito Brasileiro passou de 16 para 24 times na fase de grupos nesta temporada, em ambos os gêneros. A definição das duplas acontece de duas maneiras. Os primeiros 16 times mais bem colocados no ranking nacional entram direto na fase principal, enquanto as outras oito duplas saem do classificatório, que ocorre na quarta (feminino) e quinta-feira (masculino).

O classificatório conta com até 32 times que disputam partidas eliminatórias diretas, com os últimos oito ‘sobreviventes’ finais avançando para a fase de grupos.

As 24 duplas disputam a fase de grupos em seis grupos de quatro times. Os primeiros e segundos colocados de cada chave, além dos quatro melhores terceiros, vão para as oitavas de final. Desta etapa em diante o torneio segue em formato eliminatório direto até a decisão. A final feminina acontece na noite de sábado (21.10), enquanto a disputa do ouro no torneio masculino fica para a manhã de domingo (22.10).

NATAL (RN) PELA 10ª VEZ

O Circuito Brasileiro Open desembarca na capital potiguar pela 10ª vez, tendo sido realizado pela primeira vez em 1991. Além das nove paradas do torneio nacional, outras quatro etapas do Circuito Challenger também foram disputadas em Natal (RN). O ex-jogador baiano Paulo Emílio é o maior vencedor na cidade, com três títulos. Entre as mulheres, a medalhista olímpica Shelda possui quatro conquistas e é a maior vencedora.

No torneio masculino, as 16 duplas já garantidas pelo ranking são Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Pedro Solberg/George (RJ/PB), Vitor Felipe/Guto (PB/RJ), Evandro/André Stein (RJ/ES), Oscar/Thiago (RJ/SC), Jeremy/Bruno Schmidt (RJ/DF), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Léo Gomes/Ferramenta (RJ), Ramon Gomes/Fernandão (RJ/ES), Gilmário/Bernardo Lima (PB/CE), Jô/Léo Vieira (PB/DF), Moisés/Bruno (BA/AM), Anderson Melo/Pedro Marins (RJ), Allison/Márcio Gaudie (RJ), Pedro Henrique/Benjamin (PB/MS) e Ricardo/Priddy (BA/EUA).

Já as 16 duplas femininas classificadas pelo ranking são Larissa/Talita (PA/AL), Ágatha/Duda (PR/SE), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Elize Maia/Taiana (ES/CE), Carol Solberg/Maria Elisa (RJ), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Josi/Lili (SC/ES), Juliana/Carol Horta (CE), Val/Ângela (DF/RJ), Victoria/Tainá (MS/SE), Naiana/Rachel (CE/RJ), Vitoria/Juliana Simões (RJ/PR), Andrezza/Andressa (AM/PB), Izabel/Renata (PA/RJ), Sandressa/Neide (AL) e Luiza Amélia/Semírames (CE/SP).

O Circuito Brasileiro Open 2017/2018 é composto por sete etapas, três delas que ocorrem até o final deste ano. As outras quatro serão realizadas em 2018, com cidades e datas a definir. Além de Campo Grande e Natal (RN), o tour passará por Itapema (SC), de 15 a 19 de novembro.

TODOS OS CAMPEÕES EM NATAL (RN)
1991 - Natal (RN) - Paulão/Paulo Emílio (BA)
1993 - Natal (RN) - Franco/Roberto Lopes (CE)
1994 - Natal (RN) - Paulo Emílio/Zé Marco (BA/PB) / Gerusa/Shelda (RJ/CE)
1998 - Natal (RN) - Tande/Giovane (RJ/MG) / Adriana Behar/Shelda (RJ/CE)
2000 - Natal (RN) - Paulo Emílio/Garrido (BA/PE) / Adriana Behar/Shelda (RJ/CE)
2001 - Natal (RN) - Tande/Emanuel (RJ/PR) / Adriana Behar/Shelda (RJ/CE)
2002 - Natal (RN) - CHALLENGER - Bruno/Fabinho (AM/CE) / Renata/Talita (RJ/AL)
2003 - Natal (RN) – CHALLENGER - Roberto Lopes/Alex (CE/MS) / Larissa/Ana Richa (PA/RJ)
2004 - Natal (RN) - CHALLENGER - Guto/Jorge (SP/PB) / Thati/Andrezza (PB/AM)
2005 - Natal (RN) - Murilo/Fabinho (PE/CE) / Juliana/Larissa (CE/PA)
2006 - Natal (RN) – CHALLENGER - Lula/Adriano (PE) / Alexandra/Val (RJ)
13/14 - Natal (RN) – Emanuel/Pedro Solberg (PR/RJ) / Talita/Taiana (AL/CE)
15/16 – Natal (RN) – Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) e Juliana/Taiana (CE)

CREDENCIAMENTO

Os jornalistas e fotógrafos interessados em realizar a cobertura da etapa de Natal (RN) do Circuito Brasileiro Open devem enviar pedido de credenciamento com nome completo, função, veículo e RG para o e-mail 'informativosel@gmail.com' com cópia para ‘imprensa@volei.org.br’ até sexta-feira (20.10). A retirada das credenciais será realizada na própria arena, na sala de imprensa, de quarta-feira (18.10) até sábado (21.10), das 8h às 17h.

Os profissionais deverão apresentar-se com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor. Os assessores de comunicação Iago Cavalcanti (SEL) e Renan Rodrigues (CBV) vão fazer o credenciamento e auxiliar os jornalistas.

Cada veículo tem direito de uso de até 2 minutos de imagens exclusivas da competição. Para links ao vivo será indicado um local específico na arquibancada para realizar a transmissão. Durante as gravações, um dos assessores vai acompanhar e orientar com mais informações sobre o evento. 
 

Programação

Nenhum comentário