Vila Cidadã: serviços do Governo chegam a Messias Targino


Na 23ª edição do programa Vila Cidadã nesta quinta-feira, 21, o Governo do Estado mobilizou a população de sete municípios da região Oeste. Tendo como base a cidade de Messias Targino, o governador Robinson Faria levou ações de várias secretarias e órgãos da administração estadual para atender as demandas da população.

Na Praça João Jales, no Centro de Messias Targino, a 306 quilômetros de Natal, microrregião do médio oeste, Robinson Faria disse que “Este é um governo que chega às pessoas, àquelas que mais precisam. Saímos dos gabinetes e vamos às ruas dialogar, ouvir e atender as necessidades do povo. Aqui trazemos ações sociais e ações de cidadania. As pessoas não precisam viajar para ter acesso a serviços como emissão de documentos, orientações de saúde e exames médicos e podem ter conhecimento dos muitos serviços que o Governo disponibiliza". Duas mil pessoas foram atendidas em Messias Targino.

A prefeita do município, Shirley Targino disse que o Vila Cidadã mobilizou toda a cidade. "Agradecemos ao Governo a realização do Vila Cidadâ. Temos uma grande movimentação, inclusive junto ao comércio da cidade. Todas as pousadas estão lotadas, os comerciantes aumentaram suas vendas, os produtores rurais estão vendendo. Este programa motiva as pessoas e estimula a economia", registrou a prefeita.

A produtora rural Maria José Barbosa, 46 anos, casada, três filhos, comercializa seus produtos e dos colegas da Associação Bodega Agroecológica. Ela trabalha em família e produz verduras, hortaliças e frutas orgânicas. Cria e vende galinha caipira, guiné, porco e bovinos. Toda a produção de couve, alface, tomate cereja e tomate de mesa e pimentão é vendida no município e vizinhanças. Ela também comercializa os animais já abatidos, produz queijo, doces e molho de pimenta. "Trabalho na agricultura há 25 anos, agora estamos nos organizando, produzindo melhor e nós mesmos comercializando  o que produzimos. Isso nos garante uma renda melhor", afirmou satisfeita com o Vila Cidadâ que contribuiu para aumentar as suas vendas.

O QUE É O PROGRAMA
O Vila Cidadã é um programa de valorização do cidadão que oferece ações de lazer, educação e cidadania. Já atendeu quase 60 mil pessoas em 16 municípios e seis bairros de Natal.

O programa é coordenado pela Sethas e conta com participação de 15 órgãos do Governo - Itep, Detran, Caern, AGN, Cehab, Procon, Secretaria de Saúde, Ipem, Idema, Defensoria Pública, Semarh, Emater, Segurança Pública.

A população pode dar entrada em documentos como carteira de identidade e carteira do artesão, CPF, fazer consulta sobre programas habitacionais, vagas de emprego, serviços do Detran, financiamentos do Microcrédito Empreendedor, expor e comercializar a produção agropecuária, artística e artesanal.

Na saúde, também são ofertados exames de saúde, verificação de pressão arterial e orientações básicas de saúde bucal.

Nenhum comentário